
Durante a noite de quinta para sexta-feira, a Força Aérea realizou o transporte de longa distância de duas grávidas, uma das quais de gémeos, que entraram em trabalho de parto prematuro. Os militares da Esquadra 502 – “Elefantes” destacados na Base Aérea N.º 4, nas Lajes, Praia da Vitória, garantiram o sucesso da missão que ligou o arquipélago dos Açores ao território continente português.
Pelas 23h30 dos Açores o avião C-295M descolou da ilha Terceira em direção ao aeroporto da Horta, na ilha do Faial, onde recolheu a primeira grávida. Seguidamente dirigiu-se para o aeroporto de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, para receber a segunda paciente.
Permanentemente acompanhadas por uma equipa médica durante o voo, a fim de garantir todos os cuidados urgentes de saúde necessários, as pacientes foram transportadas para a Base Aérea N.º 8, em Ovar, onde o avião C-295M aterrou pelas 05h45 locais. Na unidade estavam presentes equipas de emergência médica que garantiram o transporte das duas grávidas para duas unidades hospitalares na cidade do Porto.
Ao longo da missão, que decorreu durante a madrugada, a tripulação da Força Aérea ligou três diferentes ilhas, nos Açores, e ainda o continente, num contexto onde todos os minutos são preciosos.
Sob o lema “A voar, protegemos!”, os serviços da Força Aérea Portuguesa são fundamentais para o povo insular, não só pelas funções de soberania, mas principalmente, em tempo de paz, pelas suas missões de socorro às populações, na saúde e nas catástrofes.
© FAP | Foto: FAP | PE
