SANTA CRUZ DA GRACIOSA INAUGURA ILUMINAÇÃO BIODINÂMICA PARA PROTEGER A BIODIVERSIDADE

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa inaugurou, recentemente, uma área-piloto de iluminação pública biodinâmica, ao abrigo do Projeto LIFE Natura@Night, numa iniciativa pioneira nos Açores.

Neste contexto foram colocadas 32 luminárias na zona costeira do Carapacho as quais contemplam tecnologia biodinâmica, o que permite adaptar a temperatura de cor e nível de luz à circulação de pessoas.

Esta nova iluminação programável, apresentará uma cor mais branca ao inicio da noite, tornando-se mais “quente” (amarela) ao longo da noite permitindo sempre a iluminação da rua, mas reduzindo o impacto da iluminação artificial na biodiversidade e até nas pessoas.

O Projeto LIFE Natura@Night é um projeto cofinanciado pela União Europeia e coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e que envolve várias entidades parceiras da Madeira, Açores e Canárias. O grande objetivo é combater a poluição luminosa e os efeitos adversos na biodiversidade. Em estudo estão as aves marinhas, insetos noturnos e morcegos.

O projeto LIFE Natura@night é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, coordenado pela SPEA, e tem como parceiros a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a Câmara Municipal do Funchal, a Câmara Municipal de Santa Cruz, a Câmara Municipal de Machico, a Câmara Municipal de Santana, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, a Direção Regional de Políticas Marítimas, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, o Instituto de Astrofísica de Canárias, o Instituto Tecnológico de Canárias, a Fluxo de Luz e a Sociedade Espanhola de Ornitologia.

© CMSCG | PE