CÂMARA DA HORTA AUSPICIA FUTURO PROMISSOR PARA A FETEIRA

O Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou a importância do papel dos autarcas nas comemorações do Dia da Freguesia da Feteira, que ocorreu nesta terça-feira, 20 de agosto.

“Acredito – firmemente – que ser autarca é assinar um compromisso de honra que pode ser traduzido numa só palavra: servir! E servir implica trabalhar. Trabalhar no sentido de implementar projetos que potenciem um modelo de desenvolvimento económico, cultural, social e civilizacional, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos fregueses e dos munícipes”, afirmou Carlos Ferreira.

“Olhamos para a freguesia da Feteira com confiança no futuro”, reconheceu o edil faialense, elencando vários projetos para a freguesia.

Ao nível da rede viária municipal, Carlos Ferreira recordou algumas intervenções já concretizadas, como a repavimentação da Rua da Leonarda, mas salientou que “o Município tem consciência de que muito há a fazer para recuperar as estradas municipais da nossa ilha”.

Neste sentido, o autarca realçou uma das mais importantes obras do presente mandato: o eixo Algar / Courelas.

Adjudicada pelo valor de 3.299.150,00€, acrescido de IVA, a obra engloba a reabilitação do pavimento; a construção de muros de suporte; a requalificação das artérias com largura mínima de 5 metros; a reformulação do cruzamento Algar/Courelas/Lameiro Grande/Cruz da Portela, com a construção de uma rotunda; a execução de percurso ciclável; e ainda a remodelação da rede de abastecimento de água e de drenagem de águas pluviais.

Carlos Ferreira destacou também que o Município vai continuar a manutenção e consolidação da rede de captação de água, no sentido de melhorar a qualidade da água da freguesia, designadamente no âmbito da obra Algar Courelas; a Recuperação do Furo da Fonte do Rego; e ainda os trabalhos em curso no furo piezométrico do Cimo da Granja, “que a ser bem-sucedido permitirá maior disponibilidade de água às freguesias de Feteira e Castelo Branco”.

Na área da habitação, o edil evidenciou o 2º Concurso Público para a construção de 19 habitações na Rua das Canadinhas, reforçando em 10% o valor base do procedimento, que permitirá responder às necessidades habitacionais de 19 famílias, e salientou que, no âmbito da delegação de competências e relativamente ao Parque de Lazer da Feteira, já se registou um investimento municipal na ordem dos 26 mil euros, com a construção do muro de proteção da orla costeira de salvaguarda ao Parque.

Sobre esta matéria, o autarca adiantou que “o Município da Horta tem mantido conversações com o Governo Regional dos Açores, no sentido de se identificarem soluções para as obras em falta para salvaguarda da orla costeira e que infelizmente ficaram fora da contabilização de danos do Furacão Lorenzo, em 2019”.

“A Câmara Municipal acompanha, com a devida atenção, o processo de construção da 2ª fase do Edifício Intergeracional da Feteira, em que colaborará com os arranjos exteriores, e no âmbito do Desporto, destacamos a construção da Academia do Futebol”, acrescentou.

“Estes projetos permitem-nos olhar com confiança para o futuro da Feteira, e acredito que esta freguesia pode dar também – por esta via – um contributo ainda mais relevante para o futuro do Faial e dos Açores”.

Congratulando a Junta de Freguesia pela efeméride, Carlos Ferreira realçou também que “em 2024, o Município volta a colocar à disposição da Freguesia da Feteira o valor de 52.251,00 euros, no âmbito do contrato interadministrativo de delegação de competências, ao que acresce a possibilidade de a autarquia usufruir de mais 10 mil euros, no âmbito dos Fundos de Investimento e de Aquisição de Equipamentos para a Junta de Freguesia”, para além de apoios específicos, como o fornecimento e montagem de estruturas para festividades ou limpeza de espaços da competência de outras entidades, “tal como aconteceu no porto na última semana”, frisou.

Na sessão solene do XVII Dia da Freguesia, realizada no Farrobim do Sul, foram ainda homenageados os Foliões da Feteira, “verdadeiros guardiões da tradição e da cultura da freguesia e do Faial”, concluiu.

© CMH | Foto: JFF | PE