OFICIAL: GD FONTINHAS DESISTE DO CAMPEONATO DE FUTEBOL DOS AÇORES 2024/2025

Em comunicado, divulgado esta quarta-feira nas redes sociais, o Grupo Desportivo das Fontinhas (GDF) confirma os rumores que circulavam relativamente à sua não participação no Campeonato de Futebol dos Açores (CFA), na época que se aproxima.

Abaixo, apresentamos na íntegra, o comunicado divulgado na página oficial do clube, subscrito pela atual Direção, onde é oficializada a desistência de participação no CFA época 2024/2025 :

“O Grupo Desportivo das Fontinhas vem, com grande pesar, informar todos os seus sócios, adeptos e simpatizantes de que não irá participar no Campeonato de Futebol dos Açores 2024/2025.

Após a descida de divisão ao CFA na época anterior, a direção do GDF, tendo em conta todas as dificuldades, procurou criar as condições estruturais e financeiras para a preparação de um novo projeto para a época 2024/25. O projeto tinha como objetivos desportivos e diretivos, respetivamente, dignificar o clube com um plantel competitivo no CFA e recuperar algum do passivo atual, para isso, a direção decidiu que apostaria em jogadores locais.

A decisão de apostar em jogadores locais está diretamente relacionada com os apoios que daí advêm e que o GDF não poderia prescindir dos mesmos.

Acontece que, o facto de haver 5 equipas a recrutar jogadores na mesma zona geográfica (Ilha Terceira), que devido à sua insularidade também não tem grande quantidade de jogadores formados localmente, faz com que as melhores ofertas aos jogadores prevaleçam.

Tendo em conta tudo isto, o GDF não conseguiu recrutar o número suficiente de jogadores para constituir um plantel que fosse de encontro aos seus objetivos e com o aproximar da data do sorteio da competição, foi obrigado a tomar uma difícil decisão.

Após tudo isto e mais do que nunca, vimos apelar a todos os sócios, adeptos e simpatizantes a aproximação ao clube e a ajuda e participação em todos os eventos organizados pela atual e futuras direções, para que se consiga dar a volta a esta situação.”

Fundado a 10 de junho de 1975, o GDF começou por disputar as competições organizadas pela fundação de ocupação de tempos-livres INATEL, onde se sagrou campeão de ilha por 12 vezes, campeão açoriano nove vezes e campeão nacional em duas ocasiões, nas épocas 1992/93 e 1996/97, na categoria de futebol sénior masculino. Foi a primeira equipa dos Açores a garantir a participação na Liga 3, aquela que representa o terceiro nível do sistema de ligas competitivas nacionais.

Na época 2016/17 o GD Fontinhas faz um percurso memorável, vencendo todas as competições que disputou, ascendendo desse modo ao patamar máximo do futebol açoriano — o Campeonato de Futebol dos Açores. Na época seguinte, depois de uma primeira volta a surpreender todas as expetativas, a equipa claudicou um pouco na segunda volta, classificando-se, ainda assim, na terceira posição da tabela.

Na época 2018/19, o clube sagra-se campeão açoriano e ingressa por direito próprio em competições de índole nacional, sendo o segundo clube do concelho da Praia da Vitória a alcançar tão elevado desiderato.

Na época seguinte, 2019/20, com o objetivo da manutenção no horizonte, o clube não vai além da última posição, porém, as restrições competitivas associadas à crise pandémica de covid-19 e as decisões administrativas dela decorrente, asseguram a manutenção do clube no Campeonato de Portugal.

Na época 2021/2022 o GD Fontinhas chega à final do Campeonato de Portugal, jogando no estádio do Jamor, em Oeiras, contra a formação do USC Paredes, tendo saído derrotado por 0 — 4.

Na época seguinte, 2022/2023, a militar na Liga 3 inicia-se um percurso descendente que acaba no desfecho agora noticiado.

© GDF | PE