FESTAS DA PRAIA 2024

Terminadas as festas da Praia 2024, com 12 minutos de “ Fogo de Artifício”, logo após as 24 horas de ontem, é tempo de recuperar as forças gastas com agrado durante os últimos 10 dias de festa, alegre e animada para todos os gostos e, traçar um retrato, embora só relativo, dos últimos dias, nomeadamente das marchas populares, do cortejo infantil e por último, do desfile de folclore (Folk Azores), que encantou todos os que assistiam, desde o Largo da Luz até ao fim da Avenida Álvaro Martins Homem.

As Marchas Populares, como tradicionalmente, enchem sempre as ruas de gente de toda a Ilha e de centenas de visitantes, emigrantes e não só, para assistirem a este evento com caraterísticas, penso que únicas desta Ilha. Foram cerca de 14 marchas, cantando, bailando, acompanhadas pelas Filarmónicas, que sempre se prezam em tocar ao ritmo e gosto dos marchantes.

No Sábado como habitual, desfilou o esperado por crianças e adultos, cortejo infantil. Foi encantador, nomeadamente para as crianças que conhecem bem o tema e o papel dos figurantes. Os carros belissimamente executados pelos vários artistas, há vários anos responsáveis pela sua construção. Fervilharam as palmas e os sorrisos e os diversos comentários de elogio àquele desfile, que dito por muita gente, só a Praia o sabe fazer…

Por fim, como já referi, o sempre esperado “Fogo de Artifício”, mas antes, pela tarde fora, também a já conhecida tourada do areal, onde a multidão superlotou todo o arredor da Praia Grande e, até a da Prainha!

Depois de assistir ao Folk Azores no Largo da Luz, desloquei-me a casa e voltei mais tarde, estacionando a minha viatura próximo da Igreja da Matriz e, dizendo para minha neta: Vamos descer esta rua e passar pelo Capote, às tantas ainda te compro um…

Surpresa minha, quando chegando ao Café Terezinha, onde por razões que ele lá sabe, se instalou o CAPOTE, deparo com uma fila com cerca de 15 metros de comprimento e pelo menos 1 de largura, aguardando a sua vez para adquirir o seu capote… Claro que desistimos, mas não paramos de comentar, que afinal o Sr. CAPOTE, fartou-se de vender capotes, quando se pensava que tinha levado um passo de capote…

Para terminar a minha análise, apenas um reparo sobre o que se disse na rede social Facebok, sobre aquelas fogueirinhas causadas pelo fogo de artifício. Mostrar uma imagem em ponto grande da fogueira maior e dizer que a Praia estava a arder, é de uma falta de caráter, para não chamar de pura ignorância, ou quiçá de atrevimento…

Os nossos bombeiros estavam lá e, tal como eu, conhecem bem a Serra do Facho, em alguns minutos apagaram as fogueiras e deixaram boquiabertas algumas bocas a arder de remorso pelas asneiras que tinham dito…

O tempo ajudou, globalmente as festas foram um sucesso, estão de parabéns todos aqueles e aquelas que trabalharam e se esforçaram para a concretização dos objetivos atingidos.

Vivas à Praia e às suas festas.

Fernando Mendonça

Deixe um comentário