
A comunidade da diáspora esteve presente, sexta-feira, dia 02, na receção ao emigrante, que decorreu na Praça Francisco Ornelas da Câmara, no âmbito das Festas da Praia 2024.
O momento contou com a presença da presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, na qualidade de anfitriã.
Na ocasião, a autarca salientou que “a presença dos nossos emigrantes nestas festividades é uma ocasião de grande celebração e reflete a força dos laços que nos unem como comunidade. O vosso contributo é vital para o desenvolvimento da Praia da Vitória, tanto pelos recursos que partilham connosco, como pelas experiências e conhecimentos que levam de volta guardadas na vossa memória”.
“A emigração faz parte da nossa história e identidade. Muitos de nós temos familiares que partiram, em busca de oportunidades, que contribuíram com o seu trabalho e esforço para o progresso dos países que os acolheram. A coragem, a determinação e o espírito de sacrifício dos nossos emigrantes são exemplo para todos nós”, referiu.
“A Praia da Vitória quer-se em evolução, em crescimento, e queremos que façam parte deste crescimento. A vossa presença, mesmo que temporária, enriquece-nos e inspira-nos a continuar a trabalhar por um futuro melhor, onde todos residentes e emigrantes possam sentir-se parte de uma comunidade vibrante e acolhedora”, concluiu.

O evento contou com a presença do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, que enalteceu a Câmara da Praia, nas pessoas da sua presidente e da vereadora com o pelouro da Cultura, por sistematicamente, aquando das suas festas maiores, se lembrarem da 10.ª ilha, constituída pela comunidade emigrante distribuída pelos quatro cantos do mundo.
As Festas da Praia 2024 decorrem de 02 a 11 de agosto. Ao início da tarde de sexta-feira foram inauguradas as feiras de Gastronomia do Atlântico, que já vai na sua 23.ª edição e a do Artesanato.

O programa da primeira noite das maiores festividades do concelho da Praia da Vitória prosseguiu, após a sessão de boas-vindas aos emigrantes, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, com o concerto de “Maria Areia e Pai Zé”.

No palco da Marina, a animação musical esteve a cargo da banda mariense “Ronda da Madrugada”.

Um pouco mais abaixo, no palco da Zona Verde, foi a vez de artista local João Pedro Santos animar as hostes.
© PE
