CÂMARA REEDITA MEMORIAL DA PRAIA DA VITÓRIA PARA ASSINALAR 195º ANIVERSÁRIO DA BATALHA DE 11 DE AGOSTO

A Câmara Municipal da Praia da Vitória reedita, a 11 de agosto, o livro Memorial da Praia da Vitória, numa segunda edição, atualizada, do volume apresentado em 2002, sob coordenação do Prof. Dr. Eduardo Ferraz da Rosa. A apresentação, que ocorrerá enquadrada no programa das festas da Praia 2024, está agendada para as 15h00 do domingo, dia 11, nos Paços do Concelho, sendo precedida da conferência “1829 e a Moderna História Militar dos Açores”, proferida pelo Dr. Sérgio Rezendes, com início às 14h30, no mesmo local.

Segundo a Presidente da Autarquia, Vânia Ferreira, a reedição da obra assinala o 195º aniversário da batalha da Praia, que garantiu à então vila o nome de Vitória.

“Neste 11 de agosto, para assinalarmos esta data tão especial para a cidade e para o Concelho, teremos a reedição deste livro, cuja primeira edição foi apresentada pela Autarquia em 2002, além da conferência do Dr. Sérgio Rezendes e, da parte da manhã, às 09h00, a inauguração do núcleo expositivo do Forte de Santa Catarina, no Cabo da Praia, que passará a fazer parte da oferta turística do Concelho, sublinhando o papel da Praia e da Terceira nas Lutas Liberais”, explica a autarca praiense.

A primeira edição do Memorial da Praia da Vitória reproduz o livro Memorial da Muito Notável Vila da Praia da Vitória (organizado por Vitorino Nemésio e publicado em 1929 na Imprensa da Universidade de Coimbra para assinalar o centenário da batalha de 11 de agosto de 1829), assim como o registo das Comemorações Municipais do Bicentenário do Nascimento de Garret (1999), do I Centenário do Nascimento de Vitorino Nemésio e do XX Aniversário da Elevação da Praia da Vitória a Cidade (2001 e 2022, respetivamente).

“A presente publicação, com novos e contemporâneos arquivos fotográficos sobre aspetos urbanísticos, patrimoniais, culturais e paisagísticos da Praia da Vitória, contém ainda uma “Nota Introdutória” de Vânia Figueiredo Ferreira (presidente da Autarquia), o extenso Ensaio prefacial de Eduardo Ferraz da Rosa,  documentos relativos às Comemorações Garrettianas e Nemesianas praienses, uma Resenha histórica da igreja Matriz de Santa Cruz da Praia da Vitória, entre demais peças documentais antigas (décadas de 1900-30) e outras mais recentes (1999, 2001, 2002 e 2024)”, adianta Eduardo Ferraz da Rosa, que volta a coordenar a reedição do livro.

© GC-MPV | Imagem: GC-MPV | PE