MUNICÍPIO DA HORTA APRESENTA NOVA IDENTIDADE GRÁFICA

“É com muita satisfação que implementamos a Marca Horta: marca que representa uma ilha responsável e orgulhosa do seu passado histórico; uma ilha acolhedora de quem nos visita ou decide aqui viver; uma ilha tecnológica e académica, nas áreas multifacetadas do mar e da sustentabilidade ambiental; uma ilha progressista, viva e integradora”.

Foi com esta mensagem que o Presidente da Câmara Municipal da Horta iniciou, esta terça-feira, a apresentação pública da nova identidade gráfica do Município à população faialense, cujo desafio de modernização foi lançado pelo executivo aos quadros da Câmara Municipal da Horta, nomeadamente aos técnicos superiores Luís Freitas e João Melo.

“Anunciamos, com muito orgulho, que construímos esta imagem, que a desenvolvemos e concretizámos, com prata da casa”, revelou Carlos Ferreira, acrescentando que “esta decisão incorpora uma dimensão de valorização dos trabalhadores da autarquia, e também a noção de que são estes quem mais sente, com orgulho, o Município da Horta”.

Para o autarca, “a Marca Horta vai permitir identificar a cidade da Horta e o Faial como um território que não esquece a sua identidade cultural e patrimonial, mas de olhos postos no futuro”.

“Fruto deste trabalho, o Brasão do Município fica também preservado para questões de caráter mais institucional, reforçando a dignidade da sua utilização”, revelou o edil.

Representado através de um conjunto de submarcas, alusivas a algumas áreas de ação do concelho, os técnicos municipais realçaram que “o Município da Horta é muito mais que a Câmara Municipal. É o nosso ambiente, a nossa cultura, o nosso desporto, a nossa educação, a nossa economia, o nosso turismo, o nosso urbanismo, a nossa comunidade. É o nosso mar, é a nossa terra”.

“Nasce, em 2024, com orgulho, confiança e otimismo no futuro, a Marca Horta. Esta é a Marca de todos os Faialenses”, concluiu o Presidente da Autarquia, visitando, de seguida, a exposição alusiva à efeméride, que estará patente no 2º piso do Teatro Faialense até ao próximo dia 7 de julho.

Antes da apresentação pública à população, o executivo camarário e os técnicos responsáveis apresentaram, na manhã de segunda-feira, a nova identidade gráfica do Município da Horta aos funcionários da Câmara Municipal da Horta e da empresa municipal Urbhorta, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O manual de normas gráficas e os novos logótipos estão disponíveis no site do Município, para que possam ser utilizados internamente e por todos os parceiros municipais.

© CMH | Foto: CMH | PE