SANTA CRUZ DA GRACIOSA: ÉPOCA BALNEAR ARRANCA COM HASTEAR DE BANDEIRA AZUL

Foi esta segunda-feira hasteadas Bandeiras Azuis nas zonas balneares do Carapacho, Praia, Calheta e Barro Vermelho, marcando, de forma simbólica, o arranque da época balnear na ilha Graciosa.

Segundo nota do município de Santa Cruz da Graciosa, a zona balnear do Barro Vermelho destacou-se das demais, já que a excelência da sua água foi galardoada como zona balnear de “Qualidade de Ouro 2024”, sendo uma das 420 praias do país com este galardão. A zona balnear do Barro Vermelho ainda mereceu a classificação de praia “Zero Poluição” atribuída pela organização ZERO.

“É objetivo deste Município dar melhores condições às zonas balneares como forma de promoção do nosso concelho, apostando na segurança com nadadores-salvadores, em todas as zonas balneares com Bandeira Azul”, salientou, citado na referido nota, hoje consultada pelo Praia Expresso, o Presidente da Câmara, adiantou tratar-se de um investimento superior a 55 mil € do Município, que conta também com o apoio de várias entidades, nomeadamente, pelas Juntas de Freguesia na manutenção dos espaços.

Neste momento para além das zonas balneares identificadas, também a Piscina Municipal se encontra vigiada por nadadores-salvadores.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

© SCG | Foto: SCG | PE