
O Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa, recebeu a Conferência Internacional de Inovação e Engenharia (ICIE – International Conference Innovation In Engineering), que contou, na sessão de abertura, com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Furtado Sousa, acompanhado por José Machado, da Universidade do Minho e por Luís Mendes Gomes, da Universidade dos Açores, responsáveis pela organização.
Segundo nota divulgada na página de Facebook do Município quinta-feira, 27 de junho, hoje consultada pelo Praia Expresso, o momento, contou, igualmente, com a colaboração do Expolab – Centro de Ciência Viva, situado, também, na cidade de Lagoa.
Para a organização a iniciativa teve como principal propósito a apresentação de trabalhos de investigação que aliam a inovação, a engenharia e a sustentabilidade, sendo que trouxe à Região Autónoma dos Açores mais de uma centena de investigadores de todo o mundo.
Nesta conferência, Frederico Sousa reforçou a ideia da pertinência de se concretizar um projeto de criação de um polo de formação, no âmbito do desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, nomeadamente do terceiro ou quarto edifício, em articulação com a Universidade dos Açores, Inova, e o próprio NONAGON. De forma a criar, assim, um verdadeiro ecossistema entre inovação, investigação, formação e o setor empresarial.
O autarca, aproveitou a ocasião para dar nota da importância que têm para os Açores, projetos como o novo cabo da Google e o Data Center, em que Frederico Sousa acredita que tudo está a ser feito pelo Governo Regional dos Açores e da República para que o Data Center anunciado pela Google fique situado no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – NONAGON, situado na Lagoa.
© CML | Foto: CML | PE
