
Um mural intenerante colocado no Largo Hintze Ribeiro evoca em texto e imagem, de forma breve, os principais marcos e personalidades que contribuíram para que, em 29 de junho de 1981, a Ribeira Grande fosse elevada à categoria administrativa de cidade.
Em nota, a autarquia refere que esta é uma forma “simples e apelativa” que foi encontrada para dar a conhecer aos mais novos e para relembrar os mais velhos de diversos momentos marcantes que, há precisamente 43 anos, “encheram de orgulho e de alegria os Ribeiragrandenses”, que de forma entusiasmada e festiva deram as boas-vindas à “nova cidade”.
Segundo lê-se na nota da autarquia micaelense, na inauguração do mural estiveram presentes alguns dos protagonistas da altura, como é o caso do então presidente do Governo dos Açores, Mota Amaral, cidadão honorário da Ribeira Grande, e de Artur Martins que, à data, presidia a Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Esteve ainda presente na inauguração do mural, o fotógrafo José Morgado, antigo proprietário da Photolinda, autor das fotos que compõem o mural, e cujo espólio de imagens públicas foi, há pouco tempo, adquirido pela Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia, com o objetivo de as vir a disponibilizar no futuro.
Em representação da Câmara Municipal marcaram presença nesta cerimónia o vice-presidente Carlos Anselmo e o Vereador José António Garcia. Fernando Rodrigues representou a Santa Casa da Maia.
O mural evocativo da elevação da Ribeira Grande a cidade, irá percorrer, informa a nota da autarquia, as várias freguesias do Concelho.
© CMRG | Foto: CMGR | PE
