HORTA: APRESENTAÇÃO OFICIAL DA SEMANA DO MAR 2024

O molhe norte do Porto da Horta foi, esta quinta-feira, 27 de junho, o palco para a apresentação oficial da 47ª Edição da Semana do Mar, que decorre de 02 a 11 de agosto de 2024.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, “hoje, a Semana do Mar é muito mais do que uma festa. É o maior cartaz turístico da Ilha do Faial e uma das principais festividades dos Açores, e disponibiliza uma multiplicidade de eventos desportivos, com natural destaque para o Maior Festival Náutico do país”, cujo cartaz foi apresentado pelo Presidente do Clube Naval da Horta.

Em terra, a Semana do Mar terá o seu centro na parte norte da cidade, nomeadamente no Parque Vitorino Nemésio (Parque da Alagoa) e Avenida Machado Serpa.

“A Semana do Mar, enquanto festival náutico, desportivo e cultural representa para a ilha do Faial uma janela de oportunidades, atraindo os locais e quem nos visita, desde os nossos emigrantes, velejadores, curiosos e amantes da música e da cultura”, acrescentou o edil, citado em nota de imprensa da autarquia.

Nesta edição, são cabeças de cartaz do palco principal: Dillaz; Bombatuke; Nininho Vaz Maia; Quim das Remisturas; Diogo Piçarra; Tributo a Ivete Sangalo; espetáculo “Matrix” pelo Ginásio Go Gym; About the 90’s; Wet Bed Gang; DJ Tojo; Festival Internacional de Folclore; Sara Correia; Insert Coin; “As Aulas da Sónia”; Delfins; Dj Ornella; e a Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta.

Além do palco principal, a festa conta com 3 palcos temáticos designados por: Tradições, Filarmonia, e Mar, esclareceu o autarca, garantindo que “a nossa cultura e as nossas tradições voltarão a ser valorizadas, dando palco às Filarmónicas, Folclore e Chamarritas, Etnografia, Dança e Música Popular”.

Na conferência de imprensa, Carlos Ferreira anunciou também que o programa contempla o desfile de marchas, com marchas de São João do Faial e de outras ilhas da Região, a realizar-se na noite de sexta-feira (dia 2), o Dia do Triângulo, na quinta-feira, e o desfile etnográfico no último domingo do evento, apelando à identidade e personalidade da ilha e de cada uma das 13 freguesias do Faial”.

O edil destaca igualmente o desfile dos atletas das provas náuticas; a abertura oficial da Semana do Mar 2024; e a transmissão da Missa de Nossa Senhora da Guia, em direto pela RTP1 para todo o país.

Esta edição engloba a Festa do Livro da Horta, organizada pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça; exposições; provas desportivas em terra e no mar; momentos culturais organizados por diversas entidades; rastreios da área da saúde e prevenção das dependências; espaço bebé e animação infantil.

Na apresentação oficial do programa da Semana do Mar, Carlos Ferreira realçou ainda que estão abertas, até 8 de julho, as inscrições para o Concurso da Rainha da Semana do Mar 2024, lembrando também que nesta edição “a Carreira do Mar volta a oferecer solução adicional de mobilidade na deslocação para o recinto, entre a PSP e o Terminal Marítimo, todos os dias entre as 20 horas e a 1 da manhã”.

O Presidente da autarquia destacou que este ano, e no âmbito do desempenho socioambiental, a Semana do Mar foi classificada como o primeiro Evento Circular – Qualidade de Ouro, dos Açores, “o que deixa o Município e a ilha do Faial orgulhosos e motivados para manter e melhorar esta classificação nos próximos anos”.

No final da apresentação, a banda “Brigada da Folia” interpretou a Marcha da Semana do Mar 2024, que subirá ao palco principal no encerramento da 47ª edição da Semana do Mar. Com letra e música de Júlio Rosa, esta marcha foi selecionada pelo júri, “num concurso onde se apresentaram 3 marchas de elevada qualidade”, concluiu.

© CMH | Foto: CMH | PE