JOANA BETTENCOURT SUCEDE ALEXANDRA MANES E É A NOVA COORDENADORA DO BE/TERCEIRA

Joana Bettencourt foi eleita, na passada semana, coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) na ilha Terceira. A Comissão Coordenadora da Ilha Terceira do BE é agora composta por Joana Bettencourt, Vítor Parreira e Leila Pinheiro, eleitos pela lista B, que se apresentou com o slogan “Em Bloco somos mais fortes”, e Ricardo Toste e Marlisa Furtado, eleitos pela lista A com a frase de ordem “Afirmar a Esquerda na Terceira”.

A Moção B, que obteve mais votos dos aderentes da ilha Terceira, defende a dinamização do debate interno e um incentivo ao aumento da participação dos aderentes e destaca as eleições autárquicas do próximo ano como o momento mais importante do mandato da atual Comissão de Ilha, que tem a duração de dois anos.

O reforço da rede de apoio social de emergência nos dois concelhos da ilha, a melhoria dos transportes públicos, a implementação de programas municipais de habitação pública, a defesa do ambiente – incluindo a efetiva descontaminação dos solos, subsolos e aquíferos na Praia da Vitória – e o bem-estar animal, são algumas das prioridades apontadas no programa político que recebeu mais votos no ato eleitoral dos bloquistas terceirenses.

Joana Bettencourt tem 41 anos, é professora e foi na última legislatura assessora do Grupo Parlamentar do Bloco na Assembleia Legislativa dos Açores.

Nas legislativas nacionais antecipadas do passado dia 10 de março, foi a primeira candidata do BE pelo círculo eleitoral dos Açores. Nas Autárquicas 2021, foi a primeira candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Joana Bettencourt sucede no cargo Alexandre Manes, que durante vários anos coordenou e foi a voz do BE/Terceira.

Na XII Legislatura, Alexandre Manes, desempenhou o cargo de deputada no parlamento regional, eleita pelo círculo eleitoral de compensação, num mandato que ficou marcado, não só pela firmeza e justeza das suas convicções, mas ainda pela sua indispensável intervenção no desfecho, positivo para os trabalhadores da Cooperativa Praia Cultural, envolvidos num processo de despedimento coletivo, levado a cabo pelo executivo (PSD/CDS-PP) da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

© BE/A | Foto: BE/A | PE