
O porto de Ponta Delgada recebeu na passada quarta-feira, 19 de junho, um novo rebocador, que segundo a empresa pública Porto dos Açores, “representa um marco importante na modernização da frota de apoio portuário em Ponta Delgada e aos Açores”.
Denominado “Açor”, esta é uma embarcação de reboque de última geração que foi projetada com foco na eficiência, segurança e robustez, características essenciais para as operações portuárias modernas.
O Açor tem um comprimento de 24,2 metros e uma boca de 11,25 metros e está equipado com um sistema de propulsão avançado que inclui dois motores principais, cada um com 2000KW de potência, disponibilizando sobre os propulsores um total de 4000KW (aproximadamente, 5300 cavalos). Estes motores permitem ao rebocador atingir uma velocidade máxima de 12 nós, garantindo uma resposta rápida e eficiente em operações de manobra.
Além disso, o Açor possui uma capacidade de tração de 70 toneladas deslocando-se a vante (para a frente), e 65 toneladas, deslocando-se a ré (para trás), um fator decisivo para as manobras de navios de grandes dimensões. Equipado com sistemas de navegação de última geração, incluindo radar de alta precisão e sistemas de comunicação avançados, equipamentos de última geração que permitem que opere com precisão em condições climáticas mais exigentes e em áreas de alta densidade de tráfego marítimo.
Projetado para operar com maior eficiência energética, o Açor utiliza tecnologias de propulsão que minimiza o consumo de combustível e, consequentemente, a redução da emissão de gases poluentes. Este foco na eficiência energética não só reduz o impacto ambiental das operações portuárias, como também contribui para a redução de custos operacionais a longo prazo.
Com a chegada deste equipamento, a Porto dos Açores SA considera ter-se atingido um marco importante, pois é o “ponto de viragem” para uma nova era de operações portuárias mais seguras e eficientes.
No entende da empresa pública de gestão dos portos do arquipélago, esta aquisição reforça a capacidade de lidar com o tráfego marítimo crescente e também posiciona os portos açorianos como portos preparados para os desafios do futuro, com tecnologia e capacidade de resposta.
Nestas primeiras semanas o Açor será sujeito à realização de testes técnicos e formação das equipas de operação, garantindo que o Açor e a sua tripulação estejam em pleno funcionamento, procedimentos fundamentais para assegurar que o rebocador esteja em condições ideais de operar com a máxima eficiência e segurança.
A cerimónia oficial de apresentação e batismo irá decorrer em data a anunciar. O evento marcará formalmente a integração do Açor à frota portuária.
© Portos dos Açores | Foto: António Manuel Macedo Silva | PE
