PROGRAMA OPERACIONAL AÇORES 2030 SERÁ APROVEITADO AO MÁXIMO NA PRAIA DA VITÓRIA, GARANTE VÂNIA FERREIRA, NA SESSÃO SOLENE DO DIA DA CIDADE

A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que os 11 milhões de euros destinados a investimentos promovidos pela Autarquia até 2030, com o apoio da União Europeia, vão permitir mitigar vários constrangimentos, nomeadamente na baía da cidade e no parque escolar concelhio.

Intervindo na sessão solene comemorativa do 43º aniversário da Elevação da Praia da Vitória a Cidade, que decorreu na tarde de quinta-feira, dia 20, nos Paços do Concelho, Vânia Ferreira pormenorizou os projetos em fase de candidatura.

“Até 2030, o Município tem ao dispor 11 milhões de euros para investimentos estruturantes, dos quais, para já, destaco: a candidatura efetuada para requalificação da Escola da Vila Nova, dotando-a das devidas condições e, com isso reforçando a atratividade para a fixação de famílias naquela área do Concelho; a construção, revista e atualizada, do Parque Empresarial da Vila das Lajes, cujo projeto foi dimensionado para a realidade concelhia, conseguindo-se uma empreitada equilibrada, com potencial de crescimento, mas que, em vez de algo faraónico, será um espaço adequado para o desenvolvimento de novos projetos empresariais e para o crescimento de outros já existentes; e a empreitada de requalificação das redes de água e saneamento no Concelho, uma obra a cargo da Praia Ambiente superior a 5,2 milhões de euros, que pretende pôr fim a vários problemas, com especial incidência na zona urbana”, adiantou.

“Juntam-se a estas, a candidatura em elaboração para reforço dos meios da Proteção Civil municipal e local, dotando a Autarquia de mais equipamentos para fazer face a eventos climáticos; mas sem esquecer o papel das Juntas de Freguesia nesse combate e, por isso, canalizando para elas alguns meios de intervenção; assim como a candidatura em elaboração de defesa e proteção do litoral, com especial enfoque na baía da Praia, na proteção da muralha e no desassoreamento da marina. Esta será, diga-se, uma obra de enorme impacto a médio e curto prazo para o Concelho, porque mitigará um problema recorrente com a movimentação de areias na nossa baía e, por essa via, libertará meios financeiros para outras necessidades”, destacou a autarca.

“Estamos apostados em aproveitar ao cêntimo o Açores 2030; como o estamos a fazer com a componente Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência, onde estão já submetidas várias candidaturas de privados assim como as da Autarquia para recuperação do património habitacional local. Neste ponto, referencio a recente cedência, pelo Governo dos Açores, dos terrenos no caminho do Facho em Santa Rita, que permite que a Autarquia inclua nas suas candidaturas ao PRR aquele bairro. São vários projetos de maior dimensão que estamos a trabalhar, para continuar a dotar esta Cidade e este Concelho dos meios adequados aos anseios da população”, garantiu.

Na sua intervenção, perante o Presidente do Governo dos Açores, que participou na cerimónia, a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória voltou a frisar a urgência da construção do cais multiusos.

“Retomo o tema, porque ele é estratégico para o desenvolvimento e o crescimento desta cidade e deste Concelho; como o é para o progresso da ilha e do grupo central. A construção do cais multiusos permitirá o prolongamento do atual cais, conseguindo-se uma zona reservada para o turismo e uma zona reservada e modernizada para as cargas. Essa infraestrutura dotará a ilha de melhores condições para a circulação de bens e pessoas, quer internamente quer externamente. Trata-se de uma medida estruturante para a dinamização empresarial local e do Grupo Central. Continuamos a continuaremos a reivindicar esta obra estruturante. Continuamos a continuaremos a falar nela sempre que necessário”, argumentou.

Os discursos que assinalam o aniversário da Cidade ocorreram no requalificado edifício dos Paços do Concelho. No âmbito do programa festivo, foi inaugurada a intervenção, assim como o renovado e qualificado Salão Nobre.

“É com enorme orgulho que, enquanto Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, tenho a honra de presidir à inauguração deste espaço. Destaco e sublinho o trabalho realizado neste nosso Salão Nobre, local maior da nossa vida municipal; o qual, a partir de hoje, se torna certamente um motivo de visitação e de interesse, orgulhando todos os praienses. É justo que, neste momento, agradeça a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, deram o seu melhor para que hoje os Paços e o Salão Nobre estejam assim, mostrando-se orgulhosamente, com o mesmo orgulho que todos os Praienses espelham”, enfatizou Vânia Ferreira, sublinhando, como novidade a exposição do colar de Silvestre Ribeiro, que passa a estar patente no Salão Nobre da Autarquia.

Após os discursos oficiais, foram condecoradas as seguintes instituições e individualidades: Leandro Guilherme, Filipa Borges e Laura Macovei com a Medalha de Mérito Municipal Bronze (Desporto); José Moniz Borges e a União Desportiva Praiense com a Medalha de Mérito Municipal Prata (Desporto); Bruno Espínola, Carlos Pacheco e Marina Pires com a Medalha de Mérito Municipal Bronze (Ciência); Ismael Leonardo e a Sociedade Recreativa Filarmónica União de São Brás com a Medalha de Mérito Municipal Bronze (Cultura); Carlos Cabral com a Medalha de Mérito Municipal Prata (Cultura); e o Império do Divino Espírito Santo da Agualva e Francisco Ferreira com a Medalha de Mérito Municipal Praia Vermeille (Cultura).

As comemorações do 43º aniversário da Cidade iniciaram-se às 09h30, na Sala de Exposições dos Paços do Concelho, com a apresentação a plataforma digital de serviços municipais “Praia Online”.

A Sessão Solene contou com uma palestra pelo Professor Doutor Eduardo Ferraz da Rosa, subordinada ao tema “Os Antigos Paços do Concelho da Praia nos Passos Memoriais da Nova Cidade”.

O Professor Universitário, Investigador, Ensaísta e Escritor abordou a história do edifício central da administração concelhia.

A elevação da Praia da Vitória a Cidade foi promulgada a 20 de junho de 1981, após aprovação, a 05 de junho, do Decreto Regional pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

© GC-MPV | Fotos: GC-MPV | PE