ANGRA DO HEROÍSMO: ABERTURA ÉPOCA BALNEAR 2024

O Município de Angra do Heroísmo, assinalou o início da época balnear 2024, em todo o concelho, com o hastear simbólico da Bandeira Azul na Zona Balnear da Baía do Refugo, na Vila do Porto Judeu.

Com um forte investimento na manutenção e melhoria das condições das zonas balneares, o município de Angra mantém o galardão da “Bandeira Azul da Europa” em 6 zonas balneares, nomeadamente, Salga, Salgueiros, Refugo, Silveira, Negrito e Cinco Ribeiras. Assegurado está igualmente, o galardão de Qualidade de Ouro da água, atribuída pela Quercus às mesmas praias.

Na preparação da época balnear de 2024, destacam-se as intervenções realizadas em resultado das intempéries de inverno, e de um modo geral, na segurança de equipamentos destinados à melhoria das condições nas áreas de solário em várias zonas balneares do concelho.

A par da melhoria e manutenção das infraestruturas, todas as zonas balneares de Angra do Heroísmo, encontram-se, equipadas com equipamentos DAE (desfibrilhação automática externa) que poderão vir a fazer toda a diferença em caso de necessidade de intervenção numa situação de paragem cardiorrespiratória, sendo que todos os nadadores-salvadores receberam formação específica e complementar para a utilização destes equipamentos.

No respeitante à vigilância, e à semelhança das épocas transatas, o município renovou o protocolo celebrado com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo, garantido assim, em todas as zonas balneares identificadas como águas balneares, a presença quotidiana, de nadadores-salvadores devidamente formados e credenciados, sob a contratação e coordenação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo.

Ainda no decurso deste ano e no âmbito da Bandeira Azul, serão dinamizadas um conjunto de atividades de Educação Ambiental, promovidas pelo município em parceria com diversas entidades locais.

Citado em nota de imprensa da autarquia, o vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo agradece e reconhece ainda todo o trabalho e dedicação dos funcionários municipais da Unidade de Gestão Ambiental e Resíduos que tornaram possível toda a preparação das zonas balneares de Angra do Heroísmo e que continuarão empenhados na sua preservação ao longo de toda a época, perspetivando essencialmente a qualidade e segurança dos banhistas e utentes em geral.

© CMAH | Foto: CMAH | PE