JOSÉ MANUEL BOLIEIRO ASSUME VONTADE POLÍTICA DE LIDERAR PELO EXEMPLO NO CONHECIMENTO E NA GESTÃO DO MAR DOS AÇORES

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, participou sexta-feira na celebração do Dia Mundial dos Oceanos, no Teatro Faialense, na ilha do Faial, num evento organizado pelo Governo dos Açores em parceria com o OKEANOS – Instituto de Investigação em Ciências do Mar da Universidade dos Açores.

A cerimónia serviu também de oportunidade para a entrega do relatório final sobre a caracterização dos habitats de profundidade, com vista ao seu mapeamento até ao limite exterior da subárea dos Açores da Zona Económica Exclusiva Portuguesa, “sinalizando assim a excelência do trabalho realizado ao longo dos anos pelos investigadores e sua capacidade realizadora”, de acordo com o Presidente do Governo.

José Manuel Bolieiro destacou na sua intervenção a importância do conhecimento científico para a gestão e proteção dos oceanos.

“Só podemos proteger e gerir aquilo que conhecemos. A gestão do espaço marítimo, nas suas múltiplas vertentes, só é, pois, possível conhecendo-o de antemão e caracterizando-o em profundidade”, afirmou.

O governante lembrou ainda o investimento realizado pelo Governo dos Açores e pela comunidade científica, que permitiu avanços significativos na compreensão dos ecossistemas marinhos.

“Com um investimento de 2,6 milhões de euros, a informação recolhida no estudo, que hoje vamos conhecer, permite avaliar o bom estado ambiental e o ordenamento do espaço marítimo, contribuindo com conhecimento para suportar uma gestão efetiva do Mar dos Açores”, afirmou José Manuel Bolieiro.

O Presidente do Governo dos Açores sublinhou também que “os esforços de investigação realizados durante os últimos anos colocam Portugal, e os Açores em particular, como uma das regiões do mundo com maior conhecimento sobre o mar profundo”.

E prosseguiu: “o apoio da comunidade de pescadores açorianos, bem como as parcerias com Instituições Internacionais, materializam a ideia de que juntos conseguimos ir mais longe”.

O projeto Blue Azores, um programa liderado pelo Governo Regional, que visa proteger 30% do Mar dos Açores através da revisão da Rede de Áreas Marinhas Protegidas, “será um instrumento fundamental na recuperação e conservação da biodiversidade marinha, a partir da qual se poderá criar uma verdadeira economia azul sustentável”, afirmou.

O Presidente do Governo lançou também um apelo aos açorianos para continuarem a trabalhar juntos na conservação e proteção do mar dos Açores, recordando que que o “os Açores têm a vontade política, a informação, a tecnologia e as ferramentas necessárias para poderem liderar pelo exemplo, no conhecimento e na gestão do mar, assumindo as responsabilidades de região mais oceânica de Portugal e da União Europeia”.

O evento de hoje, realizado no Teatro Faialense, assinalou o Dia Mundial dos Oceanos, reforçando a importância dos oceanos para o equilíbrio do clima global e para o sustento de muitas comunidades, mas também sublinha o compromisso do Governo dos Açores na proteção e valorização do seu vasto capital natural azul.

© GRA | Foto: MM | PE