PONTA DELGADA DESAFIA ALENQUER PARA UMA EXPOSIÇÃO REPRESENTATIVA DAS VÁRIAS FREGUESIAS

O vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, esteve presente na inauguração da exposição “Alenquer, Património e Identidade”, que ficará patente no Centro Municipal de Cultura até 11 de julho.

Durante a inauguração desta mostra, Sérgio Rezendes aproveitou a presença do Vice-Presidente de Alenquer, Tiago Pedro, e da sua vereadora para a área cultural, Cláudia Luís, para “lançar o desafio de ambas as Câmaras prepararem, no futuro, uma exposição representativa das várias freguesias que constituem estes dois Municípios”.

“Alenquer tem 11 freguesias, Ponta Delgada tem 24 e todas elas têm particularidades e encantos dignos de serem conhecidos e reconhecidos”, sustentou o representante do Município Açoriano.

Com o desafio, prontamente, aceite, o vereador que tutela a área da cultura também expressou “uma enorme satisfação na realização da exposição agora patente, pois é uma forma de estreitarmos ainda mais a ligação de Ponta Delgada e Alenquer, que começa com o Espírito Santo”.

Sérgio Rezendes aproveitou ainda o momento para falar um pouco da mostra levada a público, referindo que “estão aqui presentes documentos originais, que nos permitem aferir um pouco desta nossa cidade irmã. São desses pequenos momentos que surgem grandes partilhas”.

O vereador da Autarquia terminou a sua intervenção agradecendo ao Município de Alenquer a realização desta exposição e convidando todos a visita-la: “Esta exposição para além do que nos liga, traz a Ponta Delgada uma parte da história que nos falta. É uma oportunidade única para que os nossos munícipes e os nossos alunos tenham acesso a alguns dos elementos, que identitariamente nos conectam e outros que testemunham a história do nosso País, antes da descoberta das nossas ilhas e da constituição de Ponta Delgada”.

A exposição “Alenquer, Património e Identidade” é da responsabilidade de Filipe Rogeiro, reúne 24 peças do acervo da Câmara de Alenquer e resulta de uma parceria entre as duas autarquias, dando a conhecer através de peças arqueológicas e artísticas, pergaminhos e livros raros a história desta vila localizada nos arredores de Lisboa.

Recorde-se que 6 de julho de 2023 Ponta Delgada e Alenquer celebraram um protocolo de geminação, fortalecendo e reafirmando as afinidades históricas e culturais, com principal destaque para as Festas em Honra do Divino Espírito Santo.

© CMPD | Foto: Hugo Moreira/CMPD | PE