
O Município da Praia da Vitória inicia, a 15 de junho, a época balnear com oito zonas galardoadas com a bandeira “Praia Qualidade de Ouro”, oito zonas balneares com Bandeira Azul e a zona balnear das Escaleiras, na Vila Nova, com o galardão Praia ZERO Poluição, foi esta quarta-feira revelado.
A nota de imprensa do Gabinete de Comunicação da autarquia informa que, como “Praia Qualidade de Ouro”, foram distinguidas a Praia Grande, a Prainha, a Praia dos Sargentos, a Riviera, o Porto Martins, as Escaleiras, as Quatro Ribeiras e os Biscoitos.
A Bandeira “Qualidade de Ouro” distingue as águas costeiras com elevada qualidade, que, nas cinco épocas balneares anteriores registaram qualidade excelente nas águas, decorrente das análises regulares efetuadas.
Com Bandeira Azul, foram distinguidas as zonas balneares dos Biscoitos, Quatro Ribeiras, Escaleiras, Prainha, Praia Grande, Riviera e Porto Martins, assim como a Marina da Praia da Vitória.
Para o vice-presidente da Câmara da Praia da Vitória, Ricky Baptista, citado na referida nota de imprensa, os galardões espelham “o trabalho e o esforço municipal na preparação e qualidade das zonas balneares do Concelho”.
“Na Região, somos um dos concelhos com mais zonas balneares galardoadas. Isso reconhece o nosso investimento e, acima de tudo, valoriza uma das nossas principais ofertas de lazer”, afirma o responsável.
Ricky Baptista refere ainda que o Concelho conta com quatro Praias Acessíveis: Riviera, Praia Grande, Biscoitos e Porto Martins, o que amplifica a oferta local para pessoas com mobilidade reduzida.
O Vice-presidente da Autarquia destaca ainda o início, este verão, do uso de sinalética com o programa ColorADD|Praia Inclusiva. Este programa permite, através de bum código gráfico, a interpretação das cores pela população daltónica.

Criado pelo designer português Miguel Neiva, reconhecido e premiado pelos diversos setores económicos e quadrantes sociais, a ColorADD é uma linguagem universal e inovadora que permite, através de entidades e marcas parceiras, incluir, sem discriminar mais de 350 milhões de pessoas, procurando garantir a plena integração de um público daltónico “sempre que a Cor é fator determinante de identificação, orientação ou escolha”.
O daltonismo (também conhecido como discromatopsia) é um distúrbio visual de transmissão hereditária que se carateriza pela incapacidade de perceção e distinção das cores. Existem diversos graus de daltonismo e, em casos mais raros, a visão pode ser monocromática (acromatopsia).
O sistema ColorAdd representa as três cores primárias – Azul, Amarelo e Vermelho – através de símbolos gráficos. Com base no conceito universal de “adição de cor”, os símbolos podem relacionar-se entre si e toda a paleta de cores é graficamente identificada.
Uma das primeiras câmaras a usar o sistema ColorAdd como sinalética nas suas zonas balneares foi a Câmara Municipal de Vila Franca, em São Miguel, que o adotou na época balnear 2022.
A época balnear no concelho da Praia da Vitória abre oficialmente no sábado, dia 15 de junho. Na nota enviada às redações a autarquia praiense não indica a data de finalização da época balnear 2024, mas à semelhança do ano anterior, a mesma deverá terminar a 15 de setembro.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | Imagem: CMVF | PE
