
A Câmara Municipal da Madalena (CMM) decidiu que a Escola Primária não irá abrir portas, no próximo ano letivo (2024/2025). A decisão foi tomada, “após uma vistoria da Norma-Açores que indica que a condição estrutural do edificado não oferece condições de segurança”, sendo que os alunos serão transferidos para a Escola Profissional do Pico.
De acordo com a nota da Câmara, divulgada na página da rede social Facebook, hoje consultada pelo Praia Expresso, o relatório da empresa de engenharia e fiscalização é contundente, referindo problemas de “infiltrações e fissuras no edifício, anomalias nas instalações elétricas e no Sistema de Segurança Contra Incêndios, que se encontra obsoleto”, razão pelo qual a Divisão de Obras do Município emitiu um parecer técnico “desfavorável à retoma das aulas naquele espaço, no próximo ano letivo”.
“Apesar de difícil, estamos convictos que esta é a decisão que melhor defende as nossas crianças, garantindo a sua segurança. E esta é – e será sempre – a nossa prioridade”, afirma Catarina Manito, Presidente da Câmara da Madalena.
“Para este Executivo, o superior interesse dos nossos jovens estará sempre em primeiro lugar e, dado o estado de degradação da Escola, era inevitável o seu encerramento. Esta era a única decisão possível”, assegura a edil, citado na referida nota, acrescentando que “o Município tem trabalhado arduamente, de forma a garantir uma transição tranquila, no próximo ano letivo, aos 170 alunos que frequentam o 1º Ciclo na ECCN.
Inaugurada em 2009, a construção da Escola Primária da Madalena foi iniciada em 2006. Desde a sua entrada em funcionamento, esta infraestrutura tem apresentado diversas patologias e deficiências estruturais que se foram agravando ao longo dos últimos anos, apesar das inúmeras intervenções da Autarquia.
Na nota a autarquia assegura que irá proceder a obras de requalificação e ampliação da Escola Primária da Madalena, assumindo que “requalificar” o edificado é agora a “prioridade”.
“Requalificar é a prioridade! Há que dar segurança e devolver a dignidade a quem aprende e a quem ensina e constrói todos os dias o futuro da Madalena. Esta é a solução! É isto que os nossos filhos merecem e nós pais precisamos!”, lê-se, por último, na dita nota.
© CMM | Foto: DR | PE
