REQUALIFICAÇÃO DOS PAÇOS DO CONCELHO RECUPERA E MODERNIZA EDIFÍCIO HISTÓRICO — CMPV

Para a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, a requalificação do edifício dos Paços do Concelho, no centro da cidade, permite o melhor aproveitamento do imóvel classificado, quer para as suas funções administrativas quer de visitação turística, reforçando a sua notoriedade.

A presidente da CMPV, Vânia Ferreira, citada em nota de imprensa da autarquia, afirma que a empreitada, que ascendeu a 700 mil euros, amplia o número de gabinetes e valências do edifício e permite a valorização do Salão Nobre. A inauguração ocorrerá a 20 de junho, data comemorativa da elevação da Praia da Vitória a cidade.

“Esta obra, cofinanciada pelo programa operacional Açores 2020, incluiu a ampliação do edifício antigo, permitindo uma nova entrada, com acessibilidades adaptadas à nossa realidade; mais gabinetes para os serviços municipais afetos à Presidência; valências para eventos públicos e reuniões; e uma zona que pode ser potenciada para exposições, entre outros momentos”, explica a autarca.

“Além disso, a obra incluiu ainda a requalificação do Salão Nobre, que é o salão de visitas oficiais do Município. De momento, estamos a ultimar a abertura do Salão Nobre, no qual estarão expostos objetos que refletem a memória municipal, consolidando na cidade um atrativo turístico e de visitação muito importante”, sublinha Vânia Ferreira.

O edifício original dos Paços do Concelho da Praia da Vitória data do século XV, e estava localizado no lugar das Barrocas, nas imediações do Largo João de Deus. Em 1540, foi transferido para a localização atual.

Nos sismos de 1614 e de 1841, sofreu danos significativos, tendo sido sucessivamente reconstruído, mas sem grandes alterações arquitetónicas exteriores.

Em 1947, foi classificado como Imóvel de Interesse Público.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE