
A Câmara Municipal da Ribeira Grande, em parceria com o projeto (A)MAR – Açores pela Diversidade, da Associação Planeamento Familiar, assinalou o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, efeméride que se comemora, anualmente, no dia 17 de maio, hasteando a bandeira da comunidade LGBTQIA+ no edifício dos Paços do Concelho.
Com esta ação, a autarquia ribeiragrandense visa consciencializar a população em geral para a luta contra a discriminação dos homossexuais, dos transexuais e transgéneros, com o objetivo de tornar o concelho cada vez mais inclusivo.
O ano passado, nesta mesma data, foi inaugurado o centro de apoio à comunidade LGBT, na Avenida Luís Camões, no edifício onde também funciona a divisão de ação social da autarquia.
Este dia de luta contra a perseguição, violência ou estigmatização relacionada com a filosofia de género e a orientação sexual foi assinalado um pouco por todo o país e nos mais diversos níveis das instituições públicas.
Para além de várias câmaras municipais de norte a sul passando pelas ilhas atlânticas, no edifício sede da democracias portuguesa — Assembleia da Republica — foi hasteada a bandeira LGBTQIA+, assim como a fachada foi iluminada na véspera com as cores da bandeira do arco-íris, por proposta do Bloco de Esquerda, que recebeu voto favorável de todos os grupos e representações parlamentares à exceção do Chega.
Também no edifício sede da autonomia açoriana foi por proposta do Bloco de Esquerda Açores hasteada a bandeira da comunidade LGBTQIA+, sendo que a fachada do edifício será iluminada com as cores do arco-íris. Esta foi a primeira vez que o Parlamento dos Açores assinalou a esta data.
O Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia corresponde ao momento em que a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da sua classificação internacional de doenças, em 1990 e procura demonstrar um empenho acrescido no “cumprimento dos compromissos nacionais e internacionais de combate à discriminação homofóbica e transfóbica”.
© CMRG | Foto: CMRG | PE
