
A Câmara Municipal da Horta adjudicou ontem (24.02.2024), por unanimidade, em reunião extraordinária, a elaboração do Projeto de Execução de Ampliação da Pista do Aeroporto da Horta, pelo valor de 1.178.954,68€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, ao Agrupamento CONSULGAL/INDRA, constituído pelas empresas Consulgal, Consultores de Engenharia e Gestão, S.A. e Indra Sistemas Portugal, S.A..
A decisão foi tomada com base no relatório final e proposta de adjudicação apresentados pelo júri do procedimento, no âmbito do concurso público internacional lançado pelo Município da Horta no dia 18 de dezembro de 2023 e publicitado no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia.
Segundo o Presidente da Câmara, Carlos Ferreira, “esta adjudicação representa mais um passo significativo com vista à ampliação efetiva da pista do aeroporto da Horta, que para além de ser uma aspiração antiga dos faialenses é uma condição de desenvolvimento do Faial e um contributo para o desenvolvimento dos Açores”.
“Agradeço reconhecidamente, em nome de todos os faialenses, aos cidadãos que fizeram parte do júri que analisou as 7 propostas a concurso, pois foi com enorme empenho e dedicação à causa pública que realizaram e concluíram este importante trabalho”, destaca o autarca faialense.
Na reunião de câmara extraordinária, também o Vice-Presidente Carlos Morais e Vereador José Leonardo Silva, salientaram o caminho já percorrido e elogiaram o trabalho desenvolvido pelo grupo técnico que assessoria a autarquia, o júri deste procedimento e todos os que têm trabalhado neste processo.
Após a assinatura do contrato de prestação de serviços, será o respetivo processo remetido a Visto do Tribunal de Contas para que, após a sua concessão, sejam iniciados os trabalhos de elaboração do projeto de ampliação da pista do aeroporto.
© CMH | Foto: CMH | PE
