
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai dinamizar no próximo dia 23 de abril, entre as 10h e as 17h15, o encontro “A Floresta Portuguesa num Mundo em Mudança”, para discussão dos desafios que se colocam à floresta nacional.
A iniciativa, que decorre no Auditório Laginha Serafim, Departamento de Engenharia Civil,
tem como foco maior os setores florestais das regiões Centro e Norte e pretende reforçar as ligações entre instituições de I&D, autoridades administrativas de Gestão Florestal, industriais e decisores políticos.
Neste encontro multidisciplinar, no qual será privilegiado o debate entre elementos de diversos domínios ligados ao setor florestal, irão realizar-se três sessões com a participação de diversas entidades nacionais. Numa primeira sessão haverá espaço para um debate sobre “Como pode a I&D contribuir para uma floresta portuguesa mais resiliente e produtiva?” com moderação de Luís Fonseca, investigador do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC.
Porsua vez,a segunda sessão, moderada por Paula Soares, professora do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, focar-se-á nos problemas encontrados pelos stakeholders e como maximizar a transferência de conhecimento e implementar os outputs da I&D no terreno.
Na sessão de conclusão a questão em debate será “Como podemos trabalhar em conjunto para maximizar os benefícios e impactos da I&D?”. Esta sessão será moderada por Joana Vieira, ex-investigadora da UC e atual investigadora Sénior no CoLAB ForestWISE.
A iniciativa decorre no âmbito do projeto PineWALL, liderado por Ricardo Costa, investigador da FCTUC, que tem como objetivo desvendar mecanismos bioquímicos de defesa das plantas face ao nematode-da-madeira-do-pinheiro.


Para mais informações sobre o evento contactar através do email encontro.floresta@uc.pt.
© SM/UC | Imagens: UC | PE
