SUSTENTABILIDADE E REGENERAÇÃO SÃO ESTRATÉGICAS PARA A AGRICULTURA AÇORIANA, CONSIDERA VÂNIA FERREIRA

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o reforço de práticas de sustentabilidade e regeneração são estratégicas para o futuro da Agricultura açoriana.

Intervindo na sessão de encerramento das XVI Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória e Colóquio de Agricultura Sustentável, Vânia Ferreira sublinhou que a volatilidade do presente impõe tais preocupações.

“É fundamental que, enquanto decisores políticos, trabalhemos na urgência de apoios e medidas que privilegiem a regeneração dos recursos e premeiem soluções humanistas e humanizantes. Ou seja, não devemos apenas insistir na sustentabilidade dos resultados; devemos também incentivar à adoção de práticas regenerativas dos recursos; não devemos premiar ações que primam pelos resultados numéricos; ao invés, devemos potenciar medidas que tenham como enfoque a dignidade do ser humano, a qual se expressa também na sua capacidade de geração de riqueza e na sua valorização enquanto pessoa e enquanto agente ativo na alimentação humana”, argumenta a autarca, que intervinha no evento que decorreu, sexta-feira, dia 12, e sábado, dia 13, na Sociedade Recreativa Filarmónica União de São Brás.

Para a Presidente da Autarquia praiense, o uso de ferramentas e práticas que permitam que os solos se regenerem, ou os recursos ao dispor dos produtores agrícolas não se esgotem com o tempo é uma solução. Como é a adoção de maneios que recuperem e valorizem recursos à disposição dos produtores.

Vânia Ferreira sublinha que tais modelos já se encontram amplamente em uso, devendo os produtores locais aceder cada vez a mais informação e conhecimento.

“Acreditamos ser essencial – quase estratégico – que os produtores agrícolas debatam e tenham acesso ao melhor conhecimento e à melhor informação para que possam, no terreno, assumir e implementar as melhores soluções e práticas para valorizarem os seus rendimentos. No fundo, é esse o cerne de todos os debates que, ao longo de 16 anos, têm ocorrido nas jornadas: melhorar o rendimento das explorações e dos produtores, a bem de um setor que é vital e estratégico no nosso arquipélago”, justificou.

“Por isso, saímos deste encontro com renovada certeza da importância estratégia do setor para o desenvolvimento regional e com a garantia de que temos conhecimento, inovação e empenho em continuar a construir medidas e ferramentas para reforçar a nossa Agricultura. Acabamos ainda estas Jornadas com a convicção da sua importância enquanto fórum privilegiado de debate do setor, conhecendo novas formas de fazer, refletindo sobre as carências quotidianas e, em união, discutindo novos rumos”, sublinhou Vânia Ferreira.

As Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória e Colóquio de Agricultura Sustentável resultam da parceria entre a Autarquia e a Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), a Associação de Jovens Agricultores Terceirenses (AJAT), da BioAzórica e a Associação de Produtores de Leite Biológico Terceirense (APL-Bio).

A sessão de encerramento contou com intervenções dos presidentes das associações organizadoras (Bento Pereira pela APL-Bio, Miguel Garcia pela BioAzórica, Diego Aguiar pela AJAIT e José António Azevedo pela AAIT) e do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura).

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE