
A Câmara Municipal da Praia da Vitória pretende avançar com a requalificação da Escola Básica do 1º Ciclo da Vila Nova, através de uma candidatura ao Programa Operacional Açores 2030. A intenção foi aprovada em reunião de Câmara, que decorreu na tarde de quarta-feira, dia 20, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
Segundo a Presidente da Autarquia, a empreitada está orçada em cerca de 300 mil euros, podendo o cofinanciamento por fundos comunitários ascender a 85 por cento.
“No edificado existente, o projeto prevê intervenções nas coberturas e nas redes pluviais, para pôr fim a patologias de humidade. Inclui também a substituição dos pisos interiores, particularmente nas salas de aula, assim como de caixilharias. Haverá uma requalificação da rede elétrica e a substituição de louças sanitárias e demais equipamentos de utilização quotidiana”, adianta Vânia Ferreira.
“Por outro lado, o projeto prevê a criação de novos equipamentos para arrumos; uma ligação coberta entre o edifício escolar e o ginásio, para permitir que os alunos circulem entre ambos abrigados da chuva; e a adaptação dos sanitários e das rampas à legislação em vigor. Será alterada a vedação da Rua Dr. Francisco Valadão Jr. para que sejam criados mais espaços de estacionamento e procederemos à repavimentação de todos os pátios exteriores”, explica Va autarca.
A Presidente da edilidade pormenoriza ainda que o projeto prevê a instalação de um parque infantil, a renovação das áreas verdes e a requalificação das vedações, “para melhorar a qualidade e a segurança dos espaços”.
“É uma intervenção que urge realizar, a bem dos alunos e da freguesia. Como sempre dissemos, estamos a resolver os problemas concretos das nossas comunidades, fazendo-o de forma rigorosa e ponderada, com soluções de médio e longo prazos”, sublinha Vânia Ferreira.
A Presidente da Câmara Municipal indica que a candidatura do projeto ao Açores 2030 será submetida até ao final do mês de abril.
“Quando tivermos a aprovação dos apoios do Açores 2030, avançaremos com a empreitada”, frisa a autarca praiense.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
