JPP DEFENDE REDUÇÃO DO IMPOSTO ÚNICO DE CIRCULAÇÃO NOS AÇORES

O JPP — Juntos pelo Povo, defende a redução do IUC (Imposto Único de Circulação) nos Açores, de forma a minimizar os constrangimentos da falta de transportes coletivos públicos eficazes e ainda pelo facto de os condutores açorianos serem menos poluidores, uma vez que as distâncias que os veículos diariamente percorrem na Região, são inferiores à média nacional.

Em comunicado de imprensa, o JPP/Açores diz que reconhece que a falta de uma rede eficaz de transportes coletivos públicos na Região, leva a que muitas famílias tenham que dispor de mais do que uma viatura, para fazer face às suas deslocações diárias, sendo este um constrangimento que interessa minimizar.

A par desta situação, JPP identifica que o IUC, é um imposto com uma forte componente de ordem ambiental e que para o cálculo do mesmo, há uma influência acentuada das emissões produzidas pelos veículos. Todavia interessa perceber que nos Açores as distâncias a percorrer são menores.

Para Mário Rui Pacheco, cabeça de lista do partido pelos Açores às eleições Legislativas de 10 de março, esta matéria deve ser urgentemente revista, “em nome da igualdade de oportunidades entre cidadãos, reduzindo-se assim o custo de vida dos açorianos”.

© JPP/A | Foto: JPP/A | PE