
A magnifica baía da cidade da Praia da Vitória acolhe, no próximo fim de semana, a 2.ª prova do Campeonato Regional de Vela Ligeira, nos escalões de Infantis, Juvenis e Juniores, numa organização do Clube Naval da Praia da Vitória (CNPV), com apoio da Associação Regional de Vela Ligeira e da Direção Regional do Desporto.
No sábado, dia 17, a prova que terá lugar no campo de regatas da baía, terá início pelas 11 horas da manhã. No dia seguinte, 18, domingo, o prova terá início uma hora mais cedo, ou seja, pelas 10 da manhã.
A organização prevês a participação de 90 velejadores distribuídos pelos três escalões em competição.
Recorda-se que na 1.ª prova deste Campeonato Regional de Vela Ligeira, que decorreu na cidade da Horta, na ilha do Faial, nos dias 20 e 21 de janeiro, os velejadores do CNPV estiveram em grande destaque no escalão juvenil.
Joaquim Barcelos venceu duas das quatro regatas, e Matilde Moules classificou-se em 2º lugar, liderando também duas regatas e classificando-se em 2º nas restantes. O desempate entre os velejadores terceirenses foi resolvido através das Regras de Regata à Vela, que neste caso estipulam que a vitória cabe ao Velejador que obteve primeiro o melhor resultado.
TORNEIO INTERNACIONAL DE VELA DO CARNAVAL — VILAMOURA
O CNPV participou no 50.º Torneio Internacional de Vela do Carnaval – organizado pelo Clube Internacional da Marina de Vilamoura, de 10 a 12 de fevereiro, em Vilamoura, no Algarve.

Os três atletas do CNPV participantes no torneio, Matilde Moules, Joaquim Barcelos e Bernardo Miranda, disputaram várias regatas com um total de 112 participantes.

Matilde Moules obteve um excelente 8º lugar na classificação geral, 3º feminino, sendo a melhor portuguesa em campo, enquanto Joaquim Barcelos obteve um 29o lugar na geral e Bernardo Miranda um 61o lugar.

Tendo em conta que, de 1 a 4 de março se realiza a 1ª Prova de Apuramento Nacional, serão selecionados os 4 primeiros masculinos e 1ª feminina para o Campeonato do Mundo, sendo os 4 masculinos e 3 femininos seguintes apurados para o Europeu, estes resultados obtidos no torneio de Vilamoura deixam muito boas expectativas para o futuro dos atletas do clube.
Em nota enviada às redações, a direção do clube congratula não só os atletas como a equipa técnica pelos excelentes resultados, pela experiência adquirida em contexto internacional e de preparação para as fases competitivas e provas que se seguem. Nesta mesma nota a Direção do CNPV agradece também ao patrocinador da velejadora Matilde Moules, Toyota Terauto pelo apoio!
CNPV COM 5 NADADORES NA TAÇA VALE DO TEJO
No dia 20 de Janeiro realizou-se em Abrantes XXXI Taça Vale do Tejo que contou com a participação de 13 associações territoriais e 295 atletas, os atletas do CNPV, Constança Fonseca, Francisco Silva, Maria Arrojado, Miguel Meneses e Tomás Brito representaram a ANARA nesta competição.

Os atletas participaram em 6 provas individuais e 6 estafetas onde alcançaram 3 recordes pessoais. Destaque para a melhor classificação obtida por Francisco Silva no escalão Juvenil com um 6º lugar na prova de 200m Estilos sendo ainda juvenil B.
A direção e equipa técnica agradecem à ANARA por mais um ano se deslocar a esta competição de cariz tão importante a nível de seleções territoriais em que a ANARA se classificou num 9º lugar.
CNPV COM EXCELENTES PRESTAÇÕES NO FESTIVAL DAS TÉCNICAS E NO CAMPEONATO REGIONAL DE LONGA DISTÂNCIA
No dia 3 de Fevereiro realizou-se na piscina de Angra do Heroísmo o Festival das técnicas que contou com a presença de 30 nadadores desde o escalão de Cadetes até ao escalão de Juniores do CNPV, Artur Mendes, Beatriz Ferreira, Carolina Freitas, Constança Fonseca, Diego Freitas, Eduardo Ferreira, Francisco Silva, Gonçalo Duarte, Jaime Mouco, Jamila Almeida,Joel Sebastião, Martim Aguiar, Matheo Freitas, Marcos Rocha, Martim Toste, Maria Arrojado, Miguel Meneses, Miriam Costa, Madalena Gama, Mafalda Meneses, Margarida Soares, Matilde Toledo, Salvador Gomes, Rodrigo Toste, Rita Valadão, Tomás Brito, Tiago Diez, Tomé Correia e Vicente Rocha.

Os nadadores participaram em 100 provas individuais e conquistaram 102 novos recordes pessoais, o que denota uma evolução de todos os nadadores nesta fase da época. Destaque para o mínimo obtido pela atleta Maria Arrojado aos 200m estilos para o campeonato Nacional de Infantis e pela atleta Constança Fonseca aos 100m mariposa para o campeonato Zonal de Infantis.
Os nadadores Francisco Silva e Martim Toste estrearam-se nos 3000m no campeonato regional de longa distância com excelentes marcas sendo a 3º e 2º melhor marca a nível regional respetivamente e inclusive o nadador Francisco Silva alcançou um novo recorde pessoal na passagem aos 1500m.
Em nota de imprensa, a Direção e equipa técnica do CNPV revelam-se muito satisfeitos com os resultados e desejam a “continuação de excelentes braçadas a todos os nadadores”.
© CNPV | Fotos: CNPV/RS/CA/CB/ | PE
