PARQUÍMETROS, O FISCAL E A CÂMARA!

Vou começar por falar dos parquímetros que abundam na cidade da Praia da Vitória, desde as Figueiras do Paim, até ao Largo da Batalha, em quase tudo o que é rua ou canto…

Enquanto Angra do heroísmo, entendeu e bem, retirar os referidos “Papa moedas” de toda a zona circundante ao Centro Histórico, de forma a facilitar a vida e o negócio aos comerciantes e aos utentes, nomeadamente da zona das Avenidas e Alto das Covas. A Praia da Vitória insiste em mantê-los e, até pelo que se fala, acrescentá-los a outras zonas…

Sobre o Fiscal, para além de outras queixas que nesta rede social já foram feitas, cabe-me a mim, dar hoje o meu testemunho, como multado, quando estacionado na chamada rua da clínica privada da Praia da Vitória, pelo máximo de cinco minutos, a fim de entrar na referida clínica para fazer uma pergunta à funcionária que no momento não tinha mais ninguém para atender. Ao sair à rua, deparei com o fiscal à volta do meu carro, lamentando ser tarde para retirar a multa já aplicada. Questionei o porquê de não ter esperado nenhum instante pelo condutor, (repito, que não demorei mais do que cinco minutos) a fim de aplicar a infração, caso a mesma se justificasse, tal como fazem ou sempre vi fazer, outros colegas desta Data Rede?

Respondeu-me que esse tempo de espera se fazia, quando havia mais pessoal ao serviço. Esse argumento não me satisfaz! Só o entendo como excesso de zelo, ao apressamento da caça à multa, antes que o dono da viatura apareça… As regras ou se cumprem ou não se cumprem! Não podem depender do excesso de trabalho, como me quis dar a entender. Notando que tinha exagerado, considerando o tempo da minha ausência, sugeriu-me que da próxima vez deixasse os piscas ligados. Ora, quando devo ligar os quatro piscas? “Quando ocorre uma imobilização forçada do veículo que ponha em causa a segurança dos restantes condutores.” Não justificando, habilito-me a cometer uma infração sujeita a multa.

Quanto á Câmara Municipal, resta-me apenas referir o que já disse há um ano atrás, sobre o manifesto eleitoral para as eleições autárquicas de 2021, em que foi prometido por este elenco, reduzir progressivamente os parquímetros na nossa cidade. Pelo contrário, nenhum foi retirado, com exceção da redução de horário da segunda à sexta e de todos os Sábados. Entretanto, aumentando o preço mínimo de estacionamento, de 10 para 15 cêntimos… Claro que se fôssemos aqui a falar de promessas, como diz sabiamente o nosso povo: Dessas estaria o inferno cheio…

Antes de escrever este texto ou desabafo, alguém me disse: Não te canses, porque não ligam a nada disso… Respondi-lhe que muito possivelmente, mas queixava-se a minha consciência se não exprimisse o meu sentir, perante as injustiças de uns ou os desleixos de outros!

Fernando Mendonça

Deixe um comentário