
Os Impérios e Despensas do Espírito Santo das freguesias e da vila que integram o concelho da Praia da Vitória estão, até ao mês de abril, isentos do pagamento da taxa de resíduos. A medida, promovida pela empresa municipal Praia Ambiente, entrará novamente em vigor nos meses de novembro e dezembro.
Segundo nota da autarquia, hoje enviada às redações, esta medida visa mitigar, nestes períodos, os custos associados ao serviço de recolha de resíduos, considerando as festividades patentes no concelho em prol do culto ao Divino Espírito Santo. A redução efetiva, e tendo em conta os vinte e três impérios existentes, traduz-se numa poupança total de cerca de mil euros.
Para Ricky Baptista, vice-presidente da Câmara Municipal, citado na referida nota, “é importante apoiar as nossas forças vivas, nomeadamente as que persistem maioritariamente do trabalho voluntário assente na consistência e na partilha dos valores inerentes ao culto do Divino Espírito Santo. Cientes de que este é um pequeno contributo, no entanto com vontade de reforçar aquela que é também a cultura religiosa”.
Também citado na nota, Tiago Borges, administrador da Praia da Ambiente, E.M, considera que “esta medida contribui para a redução dos gastos realizados por estas entidades aquando da organização destas tradições, valorizando a importância das comissões de impérios no empenho e na dedicação que demonstram ao promover e ao partilhar o que é nosso, reconhecido culturalmente”.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
