PS/AÇORES VAI VOTAR CONTRA PROGRAMA DO GOVERNO DA COLIGAÇÃO PSD/CDS/PPM

O PS Açores vai votar contra o programa de governo da coligação PSD/CDS/PPM, anunciou esta sexta-feira, o presidente do partido na região, Vasco Cordeiro.

Em conferência de imprensa, Vasco Cordeiro considerou que “O que não é aceitável, desde logo porque fere de morte a possibilidade de escolher e assim a própria a ideia de democracia, é a ideia que escolhido um projeto político todos os outros se lhe devem submeter”.

Para o socialista esta perspetiva “é um absurdo quer porque elimina qualquer diversidade ou proporcionalidade da representação de diferentes perspetivas quanto ao futuro dos Açores quer porque leva à própria negação da essência de uma democracia”.

“O dever e a obrigação democráticos que recaem sobre o PS Açores são os de afirmar as diferenças do nosso projeto político sobretudo quando estão em causa opções estruturantes”, destacou.

Vasco Cordeiro acrescentou ainda que “os partidos de direita e extrema direita constituem a principal ameaça à estabilidade política nos Açores”.

De recordar que a coligação do PSD/CDS/PPM ganhou as eleições, de domingo, reunindo 42,08% dos votos, obtendo assim 26 mandatos.

Em segundo lugar ficou o PS com 35,91% dos votos, tendo obtido 23 mandatos. Esta foi a primeira vez desde 1996 que o PS perdeu eleições nos Açores. Seguiu-se o Chega com 9,19 % e cinco mandatos. André Ventura demonstrou-se disponível para “trabalhar em conjunto com o PSD” num governo de “estabilidade” para quatro anos.

BE, IL e PAN ficaram os três com um mandato.

Ouça do comunicado que Vasco Cordeiro leu na conferência de imprensa:

© JE | Foto: PS/A | PE