PAN/AÇORES DEFENDE MELHORES E ATEMPADOS APOIOS PARA AS ASSOCIAÇÕES DE PROTEÇÃO DOS ANIMAIS

O PAN/Açores defende que deverá ser melhorado os apoios financeiros às associações de proteção animal, assim como os mesmos deverão ser pagos atempadamente, para evitar situações económicas de limite, como atualmente algumas associações atravessam devido ao atraso nos pagamentos do Governo Regional.

De acordo com nota do partido, sexta-feira enviada às redações, os candidatos do PAN/Açores reuniram-se com a Direção da Associação de Proteção dos Animais — “Recomeço”, para perceber quais os principais desafios da proteção e bem-estar animal na ilha Terceira.

O cabeça de lista do PAN/Açores pelo círculo eleitoral da ilha Terceira, Frederico Ferreira, juntamente com outros candidatos do partido, visitaram as instalações da Recomeço para abordar as problemáticas do bem-estar animal, sobretudo dos animais de companhia.

No âmbito dessa visita e após uma troca de experiências vivenciadas, o PAN/Açores concluiu que a problemática do abandono e maus-tratos de animais de companhia é uma realidade transversal a todas as ilhas do arquipélago, havendo, ainda, um largo caminho a ser percorrido, sobretudo no que respeita ao combate ao acorrentamento de animais de companhia.

Segundo refere o PAN, neste momento, a Associação tem mais de duas centenas de animais ao seu cuidado, na sua larga maioria canídeos de grande porte, estando completamente lotados e com reduzida capacidade de resposta para proceder ao pagamento das despesas médico-veterinárias dos animais.

“As associações de animais estão no limite das suas capacidades, inclusive financeiras. Ficamos a saber que o Governo Regional ainda não transferiu a última tranche financeira do ano passado dos apoios às associações de animais e que há Câmaras Municipais que nem com um euro contribuem para apoiar os animais à guarda das associações. Esta política de indiferença para o bem-estar animal está a estrangular as associações e a sacrificar os animais”, referiu Frederico Ferreira, citado na referida nota.

Os candidatos do PAN/Açores constataram, ainda, que é urgente não só melhorar a localização e as instalações da própria associação, como também do próprio canil intermunicipal, que estão localizados na zona industrial da ilha.

O Partido defende a necessidade de promover o voluntariado como meio para ajudar na ressocialização dos animais de companhia, bem como melhorar os apoios às associações e as condições. A par disso, é imperativo aumentar a fiscalização como meio dissuasor de qualquer forma de violência praticada contra os animais.

“Acreditamos que combater o abandono de animais passa por apostar na castração e esterilização destes e também ajudar as famílias, especialmente as mais vulneráveis, com as despesas dos animais de companhia. Por isso, é intenção do PAN/Açores honrar a vontade de Alice Moderno e avançar o hospital veterinário público”, refere Frederico Ferreira.

© PAN/A | Foto: PAN/A | PE