ANGRA DO HEROÍSMO ACORDA COM TENDAS MONTADAS NA PRAÇA VELHA

Numa iniciativa de campanha eleitoral do Bloco de Esquerda Terceira, para alertar para a crise de habitação que também afeta os Açores e a ilha, Angra do Heroísmo acordou segunda-feira, dia 22, com várias tendas montadas em plena Praça Velha.

“Com a subida dos juros e das rendas e com o crescimento desregulado do turismo, as famílias têm cada vez mais dificuldade em encontrar uma casa que consigam pagar”, disse Alexandra Manes.

A candidata do Bloco de Esquerda pela ilha Terceira, alertou não só para este grave problema como apontou as soluções que o Bloco quer implementar para o resolver.

A candidata do Bloco lamenta a falta de investimento do atual governo de direita e dos anteriores governos do PS, e a falta de regulação do turismo – principalmente o crescimento desordenado do Alojamento Local – que resultaram nas dificuldades que se sentem atualmente.

O Bloco quer mais “casas que as pessoas possam pagar” porque “a habitação é um direito”, disse Alexandra Manes.

“Não havendo casas no mercado, e com a subida exponencial das taxas de juro, que encareceu significativamente as prestações mensais aos bancos, as pessoas não conseguem pagar as suas casas, não conseguem pagar a mensalidade ao banco, e não conseguem encontrar uma casa no mercado de arrendamento que consigam pagar”, explicou a coordenadora do Bloco na Terceira.

Para resolver estes problemas, o Bloco propõe a criação de uma bolsa pública de habitação, que aumente significativamente as habitações disponíveis no mercado a preços acessíveis e que irá também regular o mercado

“Quanto mais oferta houver, mais baixos vão ser os preços”, afirmou a candidata.

Além disso, o Bloco propõe travar o aumento das rendas nos Açores, que têm tido grandes aumentos nos últimos anos, e pretende que cada novo grande investimento imobiliário seja obrigado a garantir 25% das casas para habitação a preços acessíveis.

Alexandra Manes lembrou ainda que a Região nunca teve um envelope financeiro tão grande como o PRR para a habitação, mas lamenta a fraca execução destes fundos pelo governo da coligação PSD, CDS e PPM.

© BE/A | Foto: BE/A | PE