PRAIA AMBIENTE INSTALA BATERIAS DE CONDENSADORES NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A Praia Ambiente vai proceder à instalação de baterias de condensadores em em vários pontos do seu sistema municipal de abastecimento de água ao concelho. Este projeto de otimização e gestão eficiente dos recursos hídricos na Praia da Vitória permitirá valorizar poupanças por via do próprio investimento, ao mesmo tempo que se viabilizam medidas ecológicas e sustentáveis a nível ambiental.

Ao todo serão oito baterias a serem instaladas nos furos de captação de água F0, F1, F5, F6, F7, F8, na estação elevatória EE-R22 e ainda na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Praia da Vitória. Este investimento levado a cabo pela Praia Ambiente tem um custo total de cerca de 420 mil euros, sendo comparticipado em 85% pelo programa Açores 2020.

O administrador da Praia Ambiente, Tiago Borges, citado em nota de imprensa, garante que através destes equipamentos, “haverá uma redução significativa da fatura energética na componente da energia reativa, o que se traduzirá numa redução de custos operacionais da Praia Ambiente”.

“Esta medida permite a correção do fator de potência das instalações, a qual prevemos que se reflita numa redução de custos energéticos num valor que ronda os 30 mil euros por ano”, pormenorizou o responsável pela empresa municipal.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal, Ricky Baptista, responsável pela pasta do Ambiente, também citado em nota de imprensa, esta medida é “uma opção estratégica do Município e da Praia Ambiente”, numa perspetiva de “otimizar os recursos hídricos disponíveis com base numa gestão eficiente e consciente, sem colocar em causa a disponibilização de água aos nossos munícipes, quer em quantidade, quer em qualidade”.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE