
Em nota divulgada nas redes sociais, o PS/Terceira diz que Governo dos Açores do PS criou o projeto Terceira Tech Island, por forma a dinamizar o setor das novas tecnologias na Ilha Terceira, captando empresas, dando formação específica a centenas de jovens e promoveu a criação de emprego qualificado.
A Praia da Vitória, em especial, e a Ilha Terceira em geral, viram o Tech Island gerar emprego qualificado e a imprimir dinâmica no centro histórico através da atividade empresarial.
O Governo dos Açores PSD/CDS/PPM deixou o Tech Island moribundo, parou com a formação especializada e não captou quaisquer empresas para a Praia da Vitória.
O Governo dos Açores PSD/CDS/PPM extinguiu a SDEA – que promovia a captação de investimento externo de para os Açores, e impulsionava o Empreendedorismo com projetos como o Concurso Regional de Empreendedorismo, o Vale Incubação, o PME Digital ou a Marca Açores, entre outras medidas .
O Governo dos Açores do PSD/CDS/PPM, desinvestiu na inovação e cortou no plano de investimentos do ultimo ano, 743.000,00€ (setecentos e quarenta e três mil euros) ao Terinov para o Laboratório de Inovação de produtos lácteos. Com a entrada em funções do governo PSD/CDS/PPM, vimos o projeto Terceira Tech Island progressivamente abandonado, as políticas de apoio ao Empreendedorismo sem estratégia ou acompanhamento, e a inovação na Ilha Terceira sem liderança nem vontade e capacidade política para continuar o seu desenvolvimento.
“O PS/Terceira pretende retomar a importância dos projectos estruturantes e inovadores no âmbito das novas tecnologias que implementamos, como medida eficaz e distintiva de promover o desenvolvimento da ilha Terceira, sendo a sua continuidade a forma, mais eficaz e com menor custo, de atrair talento, de criar emprego qualificado, gerar riqueza local e oferecer novas oportunidades para todos os ousam abraçar uma carreira de programador de software”, diz Luís Leal, candidato a deputado pelo círculo eleitoral da ilha Terceira.
O PS/Terceira, acrescente Luís Leal, “defende o retomar do apoio à formação e captacao de recursos humanos que sao o principal ativo para atrair empresas a instalarem-se na Ilha Terceira, em especial na Praia da Vitória, cidade que ainda não conseguiu recuperar dos profundos efeitos da redução da atividade da Base das Lajes”.
“A Ilha Terceira está a andar para trás em matéria de Empreendedorismo e Inovação”, lê-se, por fim, na nota dos socialistas da ilha Terceira divulgada terça-feira.
© PS/T | Foto: PS/T | PE
