“TEMOS DE SER RESILIENTES NESTA CONQUISTA PROGRESSIVA DO SUCESSO EDUCATIVO”, REALÇA JOSÉ MANUEL BOLIEIRO

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve ontem (15.12.2023) presente na sessão que marcou o 37.º Aniversário da Escola Secundária das Laranjeiras, em Ponta Delgada, valorizando o caminho de “sucesso educativo” que a escola tem vindo a trilhar.

“Temos de ser resilientes nesta conquista progressiva do sucesso educativo. Esta escola tem estado neste percurso de melhoria”, vincou o governante.

Na sessão de aniversário, foram entregues prémios dos 25 anos ao serviço da Escola Secundária das Laranjeiras, a docentes e não docentes, bem como prémios do Quadro de Excelência aos alunos, relativo aos resultados do ano letivo 2022/2023.

“Vocês são a minha esperança pessoal e coletiva no nosso futuro. Quem hoje atinge a excelência, abre caminho para um percurso de sucesso”, declarou José Manuel Bolieiro, dirigindo-se aos alunos distinguidos.

Falando para o Presidente do Conselho Executivo, o governante valorizou o “programa de ambições” do responsável para os próximos tempos da escola.

“Os seus contributos revelam saber de quem está na missão. Sabe o que diz e representa uma realidade. A única forma que temos de prever o futuro é programá-lo”, prosseguiu o Presidente do Governo.

E acrescentou: “Tomo com boa nota cívica o desafio de não esquecer o programa de ambições” apresentado pelo Conselho Executivo da escola.

José Manuel Bolieiro lembrou ainda as “exigências de manutenção e ampliação” do espaço, acrescentando que a proposta de Plano e Orçamento para 2024, chumbada no Parlamento dos Açores, incorporava o avançar de um pavilhão polivalente para a mesma.

Em três anos deste Governo, foram mais de mil trabalhadores nas escolas dos Açores que viram a sua situação laboral regularizada.

Entraram nos quadros da Região 572 docentes e 582 trabalhadores da ação educativa.

Em São Miguel, a jeito de exemplo, entre o ano letivo 20/21 e o atual entraram nos quadros 414 professores.

Os manuais escolares, por seu turno, passaram a ser gratuitos para todos os alunos do 1.º ciclo – com a introdução dos manuais digitais, no ano letivo 2022/2023 os alunos do 5.º e 8.º ano e 2023/2024 os alunos dos 5.º, 6.º, 8.º e 9.º ano já beneficiaram da gratuidade, através de equipamento tecnológico individual.

A Escola Secundária das Laranjeiras foi i inaugurada a 17 do dezembro de 1986 pelo então Presidente do Governo, João Bosco Mota Amaral, e atualmente o Presidente do Conselho Executivo é Luis Vieira.

© GRA | Foto: MM | PE