
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o plano de investimentos da Praia Ambiente E.M. para o período 2024-2026 permite um reforço significativo na melhoria do abastecimento de água e na recolha de resíduos no Concelho.
Vânia Ferreira, que apresentou o pacote de investimentos na reunião da Assembleia Municipal da Praia da Vitória (AMPV), que decorreu na sexta-feira, dia 15, na Casa do Povo da Vila das Lajes, destaca a intervenção no subsistema Agualva-Praia, que permitirá reforçar as origens de água e a consequente redução do uso dos furos instalados nas imediações da Base das Lajes.
“Falamos de um investimento superior a cinco milhões de euros, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, cujo protocolo de colaboração financeira assinaremos no início de 2024. Este investimento plurianual, a ocorrer entre 2024 e 2026, permitir-nos-á reduzir, paulatinamente, o uso da água extraída por furos nas imediações da Base das Lajes, garantindo maior segurança no abastecimento”, argumenta a autarca.
O plano de investimentos da empresa municipal inclui também o projeto de otimização hidráulica em todo o Concelho, visando a redução de perdas e, consequentemente, poupanças nos recursos hídricos locais.
“Este investimento está orçado em 700 mil euros, a candidatar ao programa operacional Açores 2030, estando previsto que a sua primeira fase ocorra na zona dos Biscoitos”, explicou Vânia Ferreira aos deputados municipais.
A Presidente da Autarquia destacou ainda a intervenção na Canada dos Guardanapos, na Vila Nova, onde se inclui a remodelação da rede de águas e a pavimentação de toda a estrada, assim como os procedimentos para resolução de problemas e ineficiências no Caminho das Faias (Vila Nova), no Caminho Vinhas do Mar e na Canada do Caldeiro (Biscoitos), na Canada da Pechita (Vila das Lajes) e no Pico Viana (Fonte do Bastardo).
“Esta planificação inclui ainda a implementação de novos circuitos de recolha de resíduos sólidos urbanos e o reforço da recolha de resíduos seletivos, com a operação de mais uma viatura, cuja aquisição foi cofinanciada pelo programa operacional Açores 2020, num investimento global de 214 mil euros”, ainda Vânia Ferreira.
O plano de investimentos da Praia Ambiente engloba também a instalação de painéis solares na sede da empresa municipal e na Estação de Tratamento de Resíduos, no âmbito de uma candidatura ao programa Solenerge, e a continuação de reforço dos equipamentos de deposição de resíduos na via pública.
“Trata-se de um ambicioso plano de investimentos, orientado para a otimização dos recursos, a bem da população. E tudo sem que ocorra qualquer aumento no tarifário da Praia Ambiente para 2024”, sublinha a Presidente da Autarquia.
Nesta Assembleia Municipal, onde foi aprovado o orçamento municipal para 2024 (com um valor global de 13,8 milhões de euros), foi aprovada também nova alteração ao Regulamento Municipal de Apoio às Juntas de Freguesia, onde foi aumentado o valor do apoio municipal para obras de requalificação dos cemitérios (de cinco mil para dez mil euros); e passou a anual o apoio municipal a projetos de interesse público das autarquias locais, nomeadamente nos focados na gestão de riscos e salvaguarda das populações e no património classificado nas freguesias.
“Com estas alterações, continuamos o reforço das transferências e apoios municipais às nossas Juntas de Freguesia, que têm um trabalho meritório de proximidade junto das comunidades do Concelho”, considera Vânia Ferreira.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
