PRAIA DA VITÓRIA INTEGRA REDE DE MUNICÍPIOS AMIGOS DAS FAMÍLIAS

O Município da Praia da Vitória foi distinguido com o galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável 2023”, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), no âmbito das políticas integradas de apoio às famílias no Concelho e que envolvem o acesso à Habitação, à Educação e o Combate à Pobreza e Exclusão Social.

A cerimónia oficial de entrega do galardão, que vai na sua 15ª edição, decorreu na quarta-feira, dia 06, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, envolvendo a participação de cerca de uma centena e meia de autarquias nacionais. O encontro contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira.

“Estamos orgulhosos desta distinção, que resulta do trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2022, sendo este um claro reconhecimento do caminho que estamos a trilhar junto das famílias, em áreas que entendemos essenciais ao desenvolvimento social local. Estamos igualmente cientes da importância de continuarmos a unir esforços, em prol daquelas que são as necessidades dos nossos munícipes”, adiantou a edil praiense.

O Município da Praia da Vitória tem vindo a obter este reconhecimento ao longo dos últimos anos à exceção de 2022, isso tendo por base as medidas implementadas em 2021, “medidas estas anteriores à nossa chegada e que se revelaram insuficientes e pouco abrangentes para fazer face às necessidades vigentes neste Concelho, o que em muito caracteriza a inação verificada neste período “, refere a autarca.

“Atualmente, gostaria de destacar, a nível social e educativo, o projeto Jovens em Ação, bem como os workshops na Casa Farol, que visam dar resposta às necessidades individuais dos jovens e dos adultos trabalhando a inserção social e o combate ao absentismo. De assinalar ainda, e igualmente importante, as comemorações dos dias evocativos sobre temáticas como o autismo, o incentivo à leitura, os maus tratos infantis, de entre outras”, explicou a responsável municipal.

Mediante um protocolo celebrado com a Escola Secundária Vitorino Nemésio, o Projeto de Orientação Vocacional da autarquia apoia os jovens no seu percurso académico, disponibilizando todas as ferramentas necessárias para uma tomada de decisão mais consciente sobre o futuro profissional.

Outra das medidas municipais, e amplamente necessária, tem a ver com a atribuição de bolsas de estudo para que os jovens prossigam estudos superiores ou técnico-profissionais, incentivando todos os que pretendem aprofundar conhecimentos, uma ação que foi alargada este ano a um maior número de jovens, no sentido de reforçar o apoio atribuído e aumentando assim o número de beneficiários.

A empresa municipal Praia Ambiente dispõe também de uma tarifa social, financiada pela Câmara Municipal, destinada a apoiar a população na mitigação de custos associados aos serviços de fornecimento de água e de recolha de resíduos junto das famílias. Uma iniciativa que visa ir ao encontro das necessidades atuais, considerando a importância de serem acessíveis a um maior número de pessoas. 

“Ao nível da habitação, ao longo de 2022, reforçamos o apoio ao arrendamento e o acesso ao parque habitacional. Considerando as atuais dificuldades associadas ao incremento das rendas, e a desenvolver ao longo do próximo ano, implementaremos a Estratégia Local de Habitação – 1º Direito, uma ferramenta criada com o intuito de reforçar a qualidade de vida da população e que daremos toda a prioridade, no sentido de salvaguardar o bem-estar da população”, destacou.

Futuramente, e além das medidas referidas e melhoradas pela abrangência de ação, a Câmara Municipal avançará com a implementação da Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social.Seguindo o foco autárquico na implementação de medidas facilitadoras de acesso à habitação social e no suporte ao arrendamento, a autarquia prevê, e em complementaridade com as mesmas, ações que contribuam para um Concelho mais coeso e atrativo para as diferentes faixas etárias, fomentando o emprego e o investimento privado.

O OAFR atribui anualmente este galardão, considerando o trabalho desenvolvido pelas autarquias ao longo do ano anterior, tendo por base a implementação de medidas que que contribuam para um tecido social coeso e que garanta a renovação geracional e a sustentabilidade territorial. Esta é a missão do OAFR.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE