
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas considerou hoje que o facto de os Açores terem sido classificados, pelo World Travel Awards de 2023, como o Melhor Destino de Aventura do Mundo, prestigia a Região.
Berta Cabral recorda que, durante três anos consecutivos (2020, 2021 e 2022), os Açores foram classificados como o Melhor Destino de Aventura da Europa, sendo que esta nova conquista vem “reconhecer o trabalho que se tem vindo a desenvolver no sentido de colocar a Região nos mais altos patamares do turismo a nível mundial”.
“A nossa Região ganha, assim, mais prestígio e consolida a sua posição única a nível mundial no turismo de aventura e de natureza. Somos um paraíso único no mundo, capaz de proporcionar experiências inesquecíveis”, acentuou.
A governante destaca o facto de serem cada vez mais as iniciativas que se realizam um pouco por todas as ilhas que evidenciam o potencial e a importância do turismo de natureza e de aventura para os Açores enquanto destino de eleição “para a criação de valor económico e, por conseguinte, para o bem-estar das populações”.
“O PEMTA (Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores) identifica claramente o turismo de natureza, numa ótica sustentável, como a grande prioridade, onde toda a componente ativa, de aventura e desportiva tem uma relevância fundamental para a experiência”, sublinha.
Berta Cabral recordou que o PEMTA “acredita no enorme potencial da sustentabilidade, num setor que é transversal a toda a economia e assume um importante compromisso também com a população em geral”.
O turismo, precisamente pela sua transversalidade, apresenta-se, cada vez mais, como “a alavanca da economia regional”, sendo “muito importante haver uma conjugação de esforços para manter a sustentabilidade do destino e criar novas propostas de valor para a sua diferenciação”, prosseguiu.
A governante adianta que o novo reconhecimento mundial vem comprovar que “os Açores são mesmo um caso internacional de sucesso na área do turismo sustentável”.
“Os Açores são um destino de excelência todo o ano e com experiências muito diversificadas e ricas. Temos um clima ameno, muita apelativo à generalidade dos mercados emissores. Temos maravilhas naturais que podem ser desfrutadas em qualquer altura do ano e que no Inverno até têm um misticismo especial, como os trilhos pedestres, o birdwatching ou o canyoning. Da mesma maneira que conjugar estas atividades com, por exemplo, banhos termais quentes cria experiências fabulosas em dias mais frios”, concluiu.
© GRA | Foto: SRTMI | PE
