
Desde as 00:00 horas desta sexta-feira, dia 01 de dezembro de 2023, o preço da gasolina está mais barato nos Açores 6,8 cêntimos por litro e o gasóleo rodoviário 4,3 cêntimos, de acordo com um despacho publicado na passada quarta-feira em Jornal Oficial
O preço máximo de venda dos produtos petrolíferos e energéticos nos Açores são alterados por despacho normativo do Governos no dia 01 de cada mês e nos montantes equivalentes à variação do valor do Preço Europa (PE) mensal, justificando o Governo o ajustamento do preço máximo de venda ao público dos combustíveis com “as recentes variações no mercado internacional das cotações de referência dos produtos petrolíferos e energéticos”.
Assim, neste mês de dezembro, a gasolina tem um custo de 1,542 euros por litro, menos 6,8 cêntimos do valor cobrado em novembro (1,61 euros por litro).
Já o gasóleo rodoviário que em novembro custava 1,568 euros por litro, custa este mês 1,525 euros por litro, ou seja menos 4,3 cêntimos que no mês anterior.
Também o preço do gasóleo colorido para a agricultura e para as pescas, definido noutro despacho, desceu 4,3 cêntimos por litro.
O gasóleo colorido e marcado consumido na agricultura custa agora 1,154 euros por litro, enquanto o preço do gasóleo colorido e marcado consumido na pesca é fixado em 0,964 euros por litro. Em novembro o gasóleo agrícola custava 1,197 euros por litro e o das pescas 1,007 euros por litro.
O gás butano vendido em garrafas, canalizado ou em granel mantém o mesmo preço, variando entre 1,348 euros por quilograma (a granel) e 1,618 por quilograma (garrafa de 24 litros, construída em materiais leves, vendida ao público, no local de consumo).
© PE | Foto: DR
