TARIFÁRIO DA PRAIA AMBIENTE SEM AUMENTOS EM 2024

O tarifário para água e resíduos na Praia da Vitória em 2024 manter-se-á igual ao praticado em 2023. A confirmação foi dada pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, no final da reunião de Câmara, onde o documento foi apresentado.

Segundo a autarca, esta medida – pedida pelo Executivo à empresa municipal – é um contributo para ao apoio aos custos de vida dos praienses, que têm aumentado nos últimos tempos.

“As famílias estão perante o aumento dos seus custos de vida. É nosso dever, encetarmos todos os esforços no sentido de não agravar essa situação. Esta decisão implica um esforço orçamental por parte da Praia Ambiente, mas, a bem das famílias e empresas, foi uma decisão consciente. Quando muitos assustam as pessoas dizendo que, dada a situação financeira da Autarquia, tudo vai aumentar, nós, de forma rigorosa e ponderada, tomamos decisões a bem das pessoas”, sublinha Vânia Ferreira.

Nesta reunião de Câmara, foi aprovada a Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social, instrumento que vai nortear a ação municipal nos próximos anos.

“É um documento estratégico, que se foca em 54 medidas concretas, devidamente calendarizadas, cujo objetivo é garantir, a curto e médio prazo, um Concelho mais inclusivo, gerador de oportunidades transversais, motivador do fomento do emprego e do investimento privado”, justifica a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Vânia Ferreira explica que a intervenção municipal no âmbito desta estratégia assenta em três eixos: desenvolvimento infantojuvenil integrado; qualificação e emprego; e apoio social e coesão territorial.

“Queremos fomentar o sucesso escolar como veículo para a mobilidade social e a mitigação das condições de pobreza; queremos viabilizar a integração profissional e social de grupos vulneráveis; e queremos alargar os mecanismos de apoio social, por exemplo. Estes objetivos concretos traduzem-se em medidas que vão desde a sensibilização no terreno para a importância da aprendizagem e da escola à articulação de recursos entre as várias entidades que operam nas áreas de apoio social. Mas traduzem-se também, por exemplo, no uso da atividade desportiva como meio de inclusão; na promoção do voluntariado; no reforço das campanhas de prevenção para as dependências; na qualificação especializada para beneficiários de longa duração de prestações sociais; de reforço das competências tecnológicas; da aprendizagem ao longo da vida; da criação de uma feira anual de emprego jovem, para que as nossas empresas conheçam os recursos qualificados ao seu dispor; na criação de incentivos fiscais para as empresas que integrem pessoas com deficiência nos seus quadros; no apoio a projetos de autoemprego; ou na capacitação e reforço dos meios para as equipas de apoio no terreno. No fundo, são 54 medidas holísticas e transversais, que alocam vontades, meios e capacidades de forma integrada e sustentada”, pormenoriza a autarca praiense.

A Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social da Praia da Vitória será apresentada publicamente em janeiro de 2024.

© GC-MPV | Imagem: PA | PE