ENFERMEIRO DE FAMÍLIA AVANÇA COM PROJETO-PILOTO EM SÃO MIGUEL E TERCEIRA, AVANÇA GOVERNO DOS AÇORES

A Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, visitou segunda-feira, dia 27 de novembro, o Núcleo de Saúde Familiar em Santa Bárbara, um dos locais onde arrancará já na próxima semana o projeto do Enfermeiro de Família.

Na ocasião, a governante considerou que “a implementação do Enfermeiro de Família é um avanço significativo na abordagem à prestação de cuidados de saúde”.

Ao integrar-se numa equipa transdisciplinar nos Núcleos de Saúde Familiar, o Enfermeiro de Família assume a responsabilidade pela saúde de um conjunto específico de famílias, focando-se na unidade familiar e em cada um dos seus membros ao longo do ciclo vital.

A Secretária Regional da Saúde lembrou que “a proximidade dos cuidados é um princípio fundamental, permitindo a manutenção do utente no seu ambiente familiar sempre que possível, em linha com os objetivos deste Governo Regional, dando enfoque à prevenção da doença e promoção da saúde”.

Mónica Seidi considerou que “o Enfermeiro da Família não substituiu o Médico de Família, ambos funcionam em complementaridade”.

E prosseguiu: “O Enfermeiro de Família é mais um recurso para os utentes do Serviço Regional de Saúde de forma a melhorar a acessibilidade aos cuidados de saúde na região”.

Nesta primeira fase, o Enfermeiro de Família fará a caracterização da população onde se insere, assim como um levantamento das necessidades da família e dos seus utentes em particular. Estão ainda previstas, já na próxima semana, ações de formação com a colaboração com a Ordem dos Enfermeiros, que tem sido parceira neste projeto. Paralelamente, os utentes poderão ser convocados por este profissional de saúde, que até já conhece a maioria das famílias. Neste caso em concreto, são os profissionais que vão ao encontro do utente.

A criação de mecanismos que facilitam a comunicação interna, a garantia de continuidade dos cuidados de saúde através de registos rigorosos e a participação ativa na gestão da lista de utentes destacam a importância de uma organização e coordenação eficazes.

“Aqui, no Núcleo de Saúde Familiar de Santa Bárbara, apoiamos 687 famílias das Doze Ribeiras e Santa Bárbara, chegando a 1.444 utentes, numa verdadeira política de integração de cuidados que, com a nossa Enfermeira de Família, formam um caso exemplar dos cuidados de saúde de proximidade, cada vez mais acessíveis a todos e com um nível de qualidade que é cada vez mais elevado” terminou Mónica Seidi.

© GRA | Foto: SRSD | PE