
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória defende que a vitalidade das instituições nas Freguesias e Vila do Concelho depende da contínua disponibilidade dos habitantes para participarem nas mesmas.
Falando na comemoração do Dia da Freguesia e Onda Cultural no Cabo da Praia, este sábado, dia 25, Vânia Ferreira sublinhou que as forças vivas locais, em pouco por toda a ilha, lutam contra o desinteresse da pessoas na participação nos seus órgãos sociais, o que põe em risco a própria sobrevivência do espirito comunitário.
“Uma Freguesia só o é enquanto Comunidade viva se cada habitante participar; se cada um der um pouco da sua experiência e do seu tempo à construção destes organismos, os quais são centrais na vitalidade de um território e de uma população”, disse citada em nota do município.
“Uma Freguesia não é um conjunto de ruas e casas; é famílias, idosos, crianças e adultos, vivendo em conjunto; celebrando a sua identidade. E o Cabo da Praia tem identidade. É uma Freguesia com gentes orgulhosas do seu percurso; uma Freguesia de gentes empenhadas e apostadas em passar aos seus descendentes as suas ambições e desejos, a bem de uma Comunidade que se quer viva e pujante”, prosseguiu.
“Mas tal dinamismo só se consegue se houver gente para impulsionar cada instituição: das comissões fabriqueiras nas Igrejas, aos agrupamentos de escuteiros, passando pelas casas do povo, clubes desportivos e associações, todas estas instituições precisam de pessoas empenhadas em mantê-las vivas, a bem da Freguesia. O mesmo se diz das assembleias e juntas de freguesia. Sem pessoas, nada funciona”, argumentou.
Na sua intervenção, Vânia Ferreira reafirmou o compromisso municipal em apoiar as freguesias e vila, dando nota dos projetos em curso e do reforço das transferências financeiras para as Juntas de Freguesia.
“O nosso compromisso, é trabalhar todos os dias, para que cada parcela deste Concelho tenha as melhores condições para a fixação de famílias; para a valorização dos idosos, para o dinamismo dos jovens; para que a Comunidade se construa dia-a-dia. Mantemos uma relação de enorme proximidade na construção de respostas ao nível das acessibilidades, do tratamento das zonas públicas e da concretização de obras e projetos que reforçam a qualidade de vida no Cabo da Praia. E essa proximidade – garanto-vos – é e será sempre a marca do nosso mandato”, concluiu.
A Freguesia do Cabo da Praia assinalou este sábado, dia 25, na Casa do Povo, o Dia da Freguesia e Onda Cultural, após missa de festa em honra da padroeira local Santa Catarina. O momento foi abrilhantado por um momento musical e pela exposição de pintura de Alaíde Simões.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
