
Decorreram ao longo da última semana ações de sensibilização nas escolas do concelho da Ribeira Grande, desenvolvidas pela Divisão de Ambiente da Câmara Municipal, de forma a assinalar a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos.
O Presidente da Câmara, Alexandre Gaudêncio, esteve presente na abertura de uma das sessões, decorrida no dia 22 de novembro, na Escola Rui Galvão de Carvalho, em Rabo de Peixe.
Na ocasião, seguindo nota de imprensa do município, o autarca referiu a importância dos mais novos adquirirem hábitos de separação de resíduos, como forma de melhorar o meio ambiente, para que possamos atingir níveis mais elevados de reciclagem, sendo que atualmente o concelho conta com uma taxa de 25%.
“O esforço da autarquia tem vindo a dar frutos nos últimos anos, muito devido à campanha de recolha porta-a-porta, que inclui a recolha de resíduos orgânicos desde 1 de novembro” – acrescentou Alexandre Gaudêncio.
A semana Europeia para a Prevenção de Resíduos trabalha com a hierarquia de resíduos, sendo que as ações desenvolvidas no âmbito da EWWR focam os 3R’s: Redução do consumo, Reutilização de produtos e materiais e Reciclagem de resíduos.

No âmbito desta semana, na passada sexta-feira, dia 24, também a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, participou, na Escola Francisco Ornelas da Câmara, numa ação de sensibilização.
Segundo nota do município praiense, divulgado nas redes sociais, o evento enquadra-se também nas ações previstas na candidatura da Praia Ambiente EM ao Programa Operacional Açores 2020, que visou reforçar o sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos no Concelho, num investimento superior a 700 mil euros.
À semelhança de outros municípios a campanha de sensibilização percorre todas as escolas do concelho, visando alertar para a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos originados em casa e apelar para a transição de uma economia linear para uma economia circular dos resíduos.
© CMRG | Foto: CMRG-CMPV | PE
