COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É DESAFIO “DE CADA UM DE NÓS”, DEFENDE CARLOS FERREIRA

O presidente da Câmara Municipal da Horta (CMH) defendeu sexta-feira, 24 de novembro, que “o combate à violência doméstica é um desafio comunitário e um imperativo de todos e de cada um de nós”.

De acordo com Carlos Ferreira, citado em nota do município faialense, “não podemos descansar e pensar que está tudo feito, apesar do trabalho muito importante desenvolvido nestas últimas décadas”.

O autarca destacou a mudança progressiva de mentalidade social, as medidas tomadas ao nível do sistema jurídico-penal e a capacitação das instituições que trabalham nesta área, quer em matéria de instalações e equipamentos, quer na qualificação dos recursos humanos, enfatizando ainda a melhoria dos procedimentos e da articulação entre as várias entidades.

“Há muito ainda por fazer no combate à violência doméstica, nas nossas ilhas, nos nossos bairros, na nossa rua”, afirmou, referindo os 25 homicídios de mulheres em contexto de violência doméstica só em 2023 e até esta data, os números elevados registados todos os anos, e as milhares de vítimas diretas e indiretas deste flagelo social, “em especial as crianças que assistem diariamente a estas agressões”.

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres é assinalado a 25 novembro. Desde 2008, a UMAR-Açores organiza atividades para assinalar esta data no Faial, tendo organizado na sexta<feira uma conferência subordinada ao tema “Assédio sexual e moral: reflexos da sociedade contemporânea”, precedida da inauguração da exposição Prosa Lírica “Ser Mulher”, da autoria de Carla Mourão e Sofia Sant’Ana.

No âmbito deste dia internacional, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo leva a efeito, na rede social Facebook, uma campanha de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, intitulada “Consegues ficar indiferente?”, publicando ao longo dos próximo 16 dias, com a colaboração de personalidades reconhecidas socialmente, 16 reflexões sobre esta temática. A campanha arrancou com a cara mais conhecida da RDP/RTP dos Açores, o jornalista Vasco Pernes.

Dia 01 — Vasco Pernes
Dia 02 — Abu Lemos
Dia 03 — Frederico Madeira
Dia 04 — Francisco Ferreira
Dia 05 — Júlio Rocha
Dia 06 — Ricardo Areias
Dia 07 — Hélder Xavier
Dia 08 — Fábio Ourique
Dia 09 — Álamo Meneses
Dia 10 — Ricardo Ávila
Dia 11 — Nicócio Viana
Dia 12 — Joel Costa
Dia 13 — Caíque Silva
Dia 14 — André Leonardo
Dia 15 — José Eliseu Costa
Dia 16 — Filipe Sousa

© CMH | Fotos: CMH-CMAH | PE