CÂMARA DE PONTA DELGADA PREPARA “NOVO CICLO” PARA O COMÉRCIO TRADICIONAL

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, afirmou que a autarquia está a preparar um “novo ciclo” para o comércio tradicional em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), através da criação de um Bairro Comercial Digital no centro histórico.

“Graças à candidatura aprovada do Município, em consórcio com a Câmara de Comércio e também com a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, faremos um investimento superior a 1 milhão de euros que vai acelerar a transição digital e a modernização do comércio tradicional do centro histórico”, acrescentou, citado em nota do município, o autarca micaelense.

Pedro Nascimento Cabral falava, sexta-feira, dia 24 de novembro, no jantar comemorativo do 188.º aniversário da CCIPD que teve lugar numa unidade hoteleira de Ponta Delgada.

“Este projeto para a criação de um Bairro Comercial Digital no coração da nossa cidade posicionou-se na 14ª posição nacional, num total de 160 candidaturas, e foi a mais bem classificada na Região. Com esta iniciativa, estimamos apoiar o processo de transformação digital de cerca de 400 empresas de Ponta Delgada”, destacou.

Recorde-se que a medida Bairros Comerciais Digitais procura promover a digitalização da economia através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, mas também por via da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários.

Falando numa sala que se encheu de empresários da ilha de São Miguel, “bem elucidativa da importância do dia e da inequívoca relevância da Câmara do Comércio”, Pedro Nascimento Cabral enalteceu “a resiliência do tecido empresarial açoriano” e fez questão de dar nota das políticas municipais em curso para apoiar o desenvolvimento das empresas do concelho.

“Em Ponta Delgada, as empresas pagam apenas 1% de derrama e estão isentas de qualquer tributação até 150 mil euros. Implementamos uma política que permite alavancar novos empreendimentos, além do que temos, também, um regime de apoio ao arrendamento comercial, que pode chegar até aos 500 euros mensais e aos 6.000 euros anuais”, sublinhou.

Na ocasião, o Presidente do Município recordou ainda que a autarquia acaba de criar um Gabinete de Estudos Económicos e Apoio Empresarial para alavancar o setor empresarial de Ponta Delgada e apoiá-lo no acesso às fontes públicas de financiamento regionais, nacionais e europeias.

Refira-se que, no jantar comemorativo desta sexta-feira, a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada homenageou os empresários Albano Vieira, Joaquim Neves, José Manuel de Oliveira Melo, e Horácio Franco, a título póstumo.

“Não posso deixar de parabenizar aqueles que hoje foram justamente reconhecidos pelo seu empreendedorismo e carreira. Mas mais do que felicitá-los e às suas famílias, cabe-me agradecer-lhes pela dedicação e excelência com que sempre nos brindaram, crescendo a pulso num contexto onde não existiam quadros comunitários de apoio e rareavam os sistemas de incentivo”, frisou Pedro Nascimento Cabral.

“E estou convicto que esse espírito vencedor perpassou e foi exemplo para as novas gerações que aspiram singrar no competitivo mundo empresarial”, concretizou.

© CMPD | Foto: CMPD | PE