RIBEIRA GRANDE VAI TER NOVO CENTRO DE SAÚDE

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou sexta-feira, dia 17 de novembro, no salão nobre dos Paços do Concelho, que a cidade da Ribeira Grande terá um novo centro de saúde construído de raiz.

O anúncio foi feito após a indicação da localização do mesmo, que será nas imediações do quartel dos bombeiros voluntários da Ribeira Grande, na freguesia da Conceição, numa área total de 35 mil m2 e com um orçamento total a rondar os 20 milhões de euros, financiados com recurso ao programa comunitário Açores 2030.

A nova infraestrutura terá como área total cerca de 20.000 m2, reforço da capacidade de urgência, novas valências como as pequenas cirurgias e espaço para internamentos e cuidados continuados, numa localização privilegiada.

O presidente do Governo também anunciou a construção do novo posto de saúde da Maia, edifício que será construído de raiz, junto ao museu de tabaco da Maia, num orçamento global de 2 milhões de euros.

Na ocasião, José Manuel Bolieiro destacou que a Saúde é uma efetiva “prioridade governativa” do atual Executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

“O Centro de Saúde da Ribeira Grande não estava em condições nem tinha perspetiva de dar resposta à ambição que temos de excelência dos cuidados de saúde no concelho”, realçou o governante, citado em nota de imprensa divulgada no portal do Governo.

Para além das boas notícias para a Ribeira Grande, José Manuel Bolieiro anunciou que está consolidado e configurado do ponto de vista legal o centro de saúde da Lagoa, destacando que atualmente São Miguel tem uma unidade análoga por cada um dos seus seis municípios.

Por seu turno Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, sublinho que, “este anúncio é uma vitória para os ribeiragrandenses, que viram, finalmente, uma aspiração antiga ser agora concretizada.”

“Apesar de, diversas vezes, termos alertado os anteriores executivos regionais para a degradação do estado de saúde no concelho, o facto é que o atual Governo abraçou esta causa e assumiu como prioridade a construção de um novo centro de saúde.” referiu Gaudêncio.

© GRA/CMRG | Foto: MM | PE