HORTA: CÂMARA QUER DISPONIBILIZAR PRIMEIROS 6 LOTES PARA HABITAÇÃO NA RUA DO PAIOL

A Câmara Municipal da Horta vai disponibilizar seis lotes infraestruturados, de um terreno do domínio municipal, com área total de 2.352,33 m², para construção de habitação própria, revelou o município faialense esta terça-feira.

De acordo com nota de imprensa, para a execução do loteamento da Rua do Paiol, foi aprovada segunda-feira, em reunião de Câmara, por unanimidade, a suspensão parcial do Plano de Urbanização da Cidade da Horta (PUCH), que terá de ser submetida também à Assembleia Municipal.

Na apresentação da proposta, o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira evidenciou “o papel fundamental do Município no apoio à fixação de agregados familiares que estejam motivados e interessados em construir as suas casas e em fixar residência neste concelho“.

Carlos Ferreira enquadrou esta medida com as outras ações que estão a ser concretizadas para suprir as lacunas habitacionais da ilha.

Para o autarca faialense, para além do desenvolvimento da Estratégia Local de Habitação, “é urgente facilitar à população em geral o acesso à habitação, mediante a disponibilização no mercado de lotes de terreno a preços moralizadores, de modo a fixar população no Faial e assegurar a revitalização económica e social da ilha”.

“As receitas geradas com a venda desses lotes irão contribuir para o esforço financeiro do Município na área da habitação, ao mesmo tempo que se avança com a reabilitação e requalificação urbanística de uma área que estava votada ao abandono”, defende.

O edil destaca ainda que, com esta intervenção, “cria-se um novo espaço habitacional, e melhoram-se substancialmente as infraestruturas rodoviárias existentes, com a pavimentação e alargamento da via, o que permitirá uma maior e melhor fluidez do tráfego rodoviário, bem como se procede ao aumento dos locais de estacionamento naquela zona”.

© CMH | Foto: CMH | PE