
O Campeonato de Futebol dos Açores (CFA), em seniores masculinos, época 2023/2024, arrancou este fim de semana, com a realização da 1.ª jornada.
Esta época da responsabilidade da Associação de Futebol da Horta (AFH), a prova maior do futebol açoriano disputa-se, à semelhança do ano anterior, numa única fase, que de acordo com o calendário da prova, terminará no último fim de semana do mês de abril de 2024.
Competem 10 clubes, oriundos de quatro das nove ilhas dos Açores, assim distribuídos: Cinco de São Miguel (Pico da Pedra, Operário, U. Micaelense, Benfica Águia e Desportivo de São Roque); três da ilha Terceira (Angrense, Lajense e Praiense); um de São Jorge (Urzelinense); e um da ilha Graciosa (Guadalupe).
O pontapé de saída da edição 2023/2024 do Campeonato de Futebol dos Açores deu-se na noite deste sábado, com o estreante Vitória Clube do Pico da Pedra a receber um dos fortes candidatos à vitória na competição — o Sport Club Praiense. Esgotados os 90 minutos no Campo José Silva Calisto a vitória sorriu aos homens da Praia da Vitória por 0 — 2.
Também estreante, o Futebol Clube Urzelinense, da ilha de São Jorge, recebeu no seu reduto o experiente Clube Operário Desportivo, com a vitória a sorrir aos micaelenses por um expressivo 0 — 5.
Ainda no grupo Central, os graciosenses do Sport Club Guadalupe foram visitados por um dos clássicos do futebol açoriano — Clube União Micaelense. No final, vitória para a equipa da casa por 3 — 1.
No dérbi terceirense que pôs frente a frente, no Campo Municipal Manuel Linhares Lima, na vila das Lajes, Juventude Desportivo Lajense ao Sport Club Angrense, vitória para os amarelos por 2 — 0, depois de estarem a vencer ao intervalo por 1 — 0.
No Estádio Municipal da Ribeira Grande, o Benfica Águia Sport, também estreante na competição, recebeu o Grupo Desportivo de São Roque do concelho vizinho. No final do duelo registou-se um empate a duas bolas, tendo as equipas saído para o intervalo também empatadas, desta feita por uma bola.

