
A Escola Profissional da Horta comemorou o seu 25.º aniversário.
Na sessão solene, o Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, congratulou a instituição “não apenas por completar 25 anos de serviço à comunidade, mas porque o faz com qualidade, com presença, e com proximidade à população e aos agentes económicos”.
“O Município reconhece a importância da formação profissional no concelho, tanto para quem emprega como para os próprios trabalhadores” evidenciou o autarca, salientando que “a Escola Profissional da Horta afirma-se como agente de formação e de desenvolvimento local, contribuindo para um ensino de qualidade”.
Para Carlos Ferreira, “o grande desafio do ensino profissional é conciliar a oferta formativa com as reais necessidades do mercado de trabalho”.
O edil considera que “a educação é um dos suportes primordiais do desenvolvimento da sociedade”, defendendo a criação de mecanismos que possibilitem a igualdade no acesso à educação, e ações que estimulem e motivem os jovens para as aprendizagens e valorização da educação.
Nesse sentido, lembrou que “o Município tem em marcha o Programa HORTA EDUCA, que visa promover ações que fomentem o desenvolvimento de políticas educativas ativas”, destacando o BOLSA 12 e a construção da Carta Educativa do Concelho, assim como o trabalho do Município em parceria com todo o sistema de ensino instalado na ilha.
Por fim, Carlos Ferreira exaltou o espírito de bem servir dos homenageados e expressou o apreço e reconhecimento do Município a todos os que dão e que ao longo deste quarto de século deram vida à Escola Profissional da Horta.
© CMH | Foto: EPH | PE
